O TRATAMENTO DIDÁTICO DO CORDEL INDÍGENA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO
THE DIDACTIC TREATMENT OF THE INDIGENOUS CORDEL FOR THE TRAINING OF THE LITERARY READER IN SECONDARY EDUCATION
DOI :
https://doi.org/10.29281/rd.v13i26.17985Mots-clés :
Ensino médio, Formação do leitor literário, Letramento Literário, Literatura de Cordel, Poesia indígenaRésumé
O objetivo desta pesquisa é discutir a importância do trabalho didático com a literatura indígena para aprimorar a formação do leitor literário no contexto do ensino médio sob a perspectiva do letramento literário, com ênfase no uso da poesia de cordel da escritora indígena brasileira Auritha Tabajara, em especial sua obra “Coração na aldeia, pés no mundo” (2018). Para tanto, apresentamos algumas considerações fundamentais a respeito da literatura indígena e da poesia de cordel indígena (Thiél, 2012; Graúna, 2013; Dorrico et al., 2018; Tabajara, 2018; Gomes; Goulart, 2019; Ribeiro, 2020; Santos et al., 2020; Testa; Ferreira, 2021; Nascimento; Silva; Campanholi, 2023; Siqueira; Martins de Araújo, 2024), da formação do leitor literário e as práticas do letramento literário (Conceição; Gomes, 2016; Cosson, 2018; Carmo; Melian, 2020; Rocha; Silva, 2020; Matos; Testa, 2021), seguindo uma metodologia qualitativa baseada na revisão de literatura. Os resultados mostram que a poesia de cordel indígena de Tabajara no ensino médio, pode ser usada para a formação de leitores mais críticos, sensíveis e conscientes da pluralidade cultural brasileira, capazes de atuar ativamente na sociedade, entendendo os benefícios do texto literário, que transcende a escola e percorre os mais diversos contextos sociais e culturais. Concluímos que o tema proposto contribui para repensar o uso didático da literatura indígena nas práticas de letramento literário em salas de aula do ensino médio, por meio do uso da poesia de cordel como oportunidade para o reconhecimento da cultura indígena.
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Références
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