O LETRAMENTO LITERÁRIO COMO UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O TRABALHO COM O ROMANCE JANE EYRE, DE CHARLOTTE BRONTË
Résumé
Este texto oferece uma sugestão de trabalho didático com a literatura a partir da contribuição de Letramento Literário, de Rildo Cosson (2009), cujas recomendações foram seguidas para organização de uma proposta de Sequência Expandida. Os estudos acerca da importância da leitura, do ensino de literatura, da leitura literária e do letramento literário somam-se aqui à urgência de rever práticas de ensino-aprendizagem, o que foi feito aqui por meio da busca por aproximar a universidade da escola por meio da elaboração e disponibilização de propostas de sequências básicas e sequências expandidas, produzidas a partir de dissertações e de teses de Programas de Pós-graduação para professores que atuam no ensino básico. Nossa proposta de sequência expandida sobre a representação feminina de Jane Eyre, de Charlotte Brontë, foi construída a partir de uma dissertação de mestrado, de modo a propor um método consistente de ensino de literatura.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Literatura; Letramento Literário; Representação Feminina.
Téléchargements
Références
BRONTË, Charlotte. Jane Eyre. Tradução de Adriana Lisboa. 1.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
COSSON, Rildo; PAULINO, Graça. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. São Paulo: Global, 2009.
COSTA, Fabianne Rodrigues. A representação feminina em Orgulho e Preconceito, de Jane Austen e Jane Eyre, de Charlotte Brontë. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Waleska Danielle Campos Guimarães, Cassia Maria Bezerra do Nascimento 2023

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).