NARRATIVAS PERIFÉRICAS: A LEITURA E AS NOSSAS LEITURAS DE QUARTO DE DESPEJO

PERIPHERAL NARRATIVES: READING AND OUR READINGS OF QUARTO DE DESPEJO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v14i28.19261

Palabras clave:

Testemunho literário, Protagonismo estudantil, Cotidiano, Transformação

Resumen

Este artigo tem a finalidade de analisar a experiência docente derivada da realização de projeto de leitura, relatando e descrevendo práticas, saberes e resultados de sua aplicação.  O projeto “Narrativas periféricas: a leitura e as nossas leituras de Quarto de despejo” foi desenvolvido entre estudantes do 8º ano, na Escola Municipal Professora Maria Auxiliadora Santos Azevedo, no Jorge Teixeira, em Manaus/AM. Ao longo do segundo semestre de 2022, fomentaram-se leituras e (re)leituras do livro Quarto de despejo: diário de uma favelada (Jesus, 2014). Na metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa e os procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, com aplicação de questionários para investigar a realidade social dos estudantes. Vislumbrando-se a literatura da perspectiva de seu “teor testemunhal” (Seligmann-Silva, 2003), os alunos leram a obra, conheceram a biografia e o cotidiano de Carolina Maria de Jesus e, aguçaram a percepção sobre as desigualdades sociais vigentes em sua comunidade, e desenvolveram uma consciência crítica acerca do lugar social que ocupam no contexto manauara. Após a aplicação e análise dos questionários, os resultados revelaram uma realidade amazonense (Manaus, 2022, Comunidade João Paulo II) semelhante àquela vivenciada pela protagonista Carolina (São Paulo, 1950/1960, favela do Canindé). Nesta perspectiva, observou-se que, durante as aulas de Língua Portuguesa, ao realizaram atividades em contextos reais de comunicação (Bakhtin, 2011), os estudantes aprimoraram as habilidades da leitura e da oralidade, por meio da socialização das pesquisas e das leituras de relatos narrados neste diário, além de compartilharem experiências pessoais de sua comunidade, classificada como “periférica”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lourene Nascimento Félix, Secretaria Municipal de Educação | Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas

Professora da Secretaria Municipal de Educação (SEMED/Manaus) e da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC/AM), especialista em Metodologia do Ensino para a Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL, 2019) e graduada em Letras - Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM, 2008). Certificada pelo Programa de Desenvolvimento para Professores de Língua Inglesa nos EUA pela Temple University, Philadelphia, PA - USA (Turma BETT 2025). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, assim como em algumas áreas das Ciências Sociais. Entre os anos de 2014 e 2022 atuou no apoio e na coordenação de projetos de iniciação científica por meio do Programa Ciência na Escola (PCE) fomentados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0611628329549798

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6747-0707

Contato: lourene.felix@semed.manaus.am.gov.br

Raquel Souza de Lira, Secretaria Municipal de Educação (SEMED/Manaus)

Mestra em Letras e Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA-UEA). Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e suas Literaturas (UEA). Licenciada em Letras – Língua e Literatura Portuguesa (UFAM). Professora da Secretaria Municipal de Educação (SEMED/Manaus). Pesquisadora no grupo interdisciplinar Intercidade (UEA). Integrou a equipe de coordenação acadêmica dos projetos culturais Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire, Formação de Agentes Culturais na Comunidade Cristo Rei e Criação da Rede de Bibliotecas Comunitárias de Presidente Figueiredo. Integrante da equipe de coordenação acadêmica e editorial do projeto de extensão Práticas Leitoras (PROEX/UEA). Voluntária no eixo Mediação Cultural no Centro Cultural Casarão de Idéias do projeto Práticas Leitoras - Ano 2 (PROEX/UEA). Entre os anos de 2014 e 2022 atuou no apoio técnico e na coordenação de projetos de iniciação científica por meio do Programa Ciência na Escola (PCE) fomentados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), entre eles o projeto Educação e Cultura: contribuições da mediação cultural para o processo de formação de leitores.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3007834517984270

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3311-8059

Contato: raquelliraletras@gmail.com

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. Prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov; introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011 [1953].

CAROLINA Maria de Jesus. Biografia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carolina_Maria_de_Jesus. Acesso em: 29 out. 2025

CORRÊA, Emanuele; MARTINS, Amanda. Dia Mundial do Livro: Monique Malcher fala sobre leitura e os novos formatos de acesso. Portal O Liberal, Belém, 2023. Disponível em: https://www.oliberal.com/cultura/dia-mundial-do-livro-monique-malcher-fala-sobre-leitura-e-os-novos-formatos-de-acesso-1.671426. Acesso em: 29 out. 2025

DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Editora Horizonte; Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2012.

DANTAS, Audálio. Prefácio. In: JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Edição Popular, 1963.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michéle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências Didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís S. (trad. e org.). Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

FÉLIX, Lourene Nascimento. Narrativas periféricas: a leitura e as nossas leituras de Quarto de Despejo. Projeto de Pesquisa aprovado no Programa Ciência na Escola, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, EDITAL N. 004/2022 – PCE/FAPEAM. Manaus (AM), vigência: jul./dez. 2022.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10. ed. Ilustrações Vinicius Rossignol Felipe. São Paulo: Ática, 2014.

LARROSA, Jorge. Linguagem e Educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LIMA, Viviane Gabrielle de Moraes de. Relato de experiência. Relatório Técnico Bolsista. Modalidade Iniciação Científica e Tecnológica Junior – ICT JR. Programa Ciência na Escola, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, EDITAL N. 004/2022 – PCE/FAPEAM. Manaus (AM), dez. 2022. Acervo do projeto Narrativas periféricas: a leitura e as nossas leituras de Quarto de despejo, 2022.

LIRA, Raquel Souza de; FÉLIX, Lourene Nascimento. Manaus revisitada nas memórias de meus pais. Revista Humanidades & Inovação. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/72. Acesso em: 29 out. 2025

PERES, Elena Pájaro. Carolina Maria de Jesus, insubordinação e ética numa literatura feminina de diáspora. In: ASSIS, Maria Elisabete Arruda de; SANTOS, Taís Valente dos (Org.). Memória feminina: mulheres na história, história de mulheres. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2016. Disponível em:https://www.gov.br/fundaj/pt-br/composicao/dipes-1/publicacoes/livros-1/livro-memoria-feminina. Acesso em: 29 out. 2025

SANTOS, Cleiton Silva. Relato de experiência. Relatório Técnico Bolsista. Modalidade Iniciação Científica e Tecnológica Júnior - ICT JR. Programa Ciência na Escola, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, EDITAL N. 004/2022 – PCE/FAPEAM. Manaus (AM), dez. 2022. Acervo do projeto Narrativas periféricas: a leitura e as nossas leituras de Quarto de despejo, 2022.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. História, memória, literatura: o Testemunho na Era das Catástrofes. Campinas: Editora Unicamp, 2003.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. O local do testemunho. Revista Tempo e Argumento - Dossiê Testemunhos. Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 3-20, jan./jun. 2010. Programa de Pós-Graduação em História. (PPGH); Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). e-ISSN: 2175-1803. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/1894. Acesso em: 29 out. 2025

SILVA LIMA, Diego Henrique da. Relato de experiência. Relatório Técnico Bolsista. Modalidade Iniciação Científica e Tecnológica Júnior - ICT JR. Programa Ciência na Escola, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, EDITAL N. 004/2022 – PCE/FAPEAM. Manaus (AM), dez. 2022. Acervo do projeto Narrativas periféricas: a leitura e as nossas leituras de Quarto de despejo, 2022.

SOUZA, Duda Porto de; Cararo, Aryane. Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil. Ilustrações, de Adriana Komura, Bárbara Malagoli, Bruna Assis Brasil, Helena Cintra, Joana Lira, Laura Athayde, Lole, Veridiana Scarpelli, Yara Kono. 3ª ed. São Paulo: Seguinte, 2018. p. 104-107.

Publicado

2025-12-28

Cómo citar

NASCIMENTO FÉLIX, L.; SOUZA DE LIRA, R. NARRATIVAS PERIFÉRICAS: A LEITURA E AS NOSSAS LEITURAS DE QUARTO DE DESPEJO: PERIPHERAL NARRATIVES: READING AND OUR READINGS OF QUARTO DE DESPEJO. Revista Decifrar, Manaus, v. 14, n. 28, p. e282609, 2025. DOI: 10.29281/rd.v14i28.19261. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/19261. Acesso em: 29 dic. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a