O PHILCARTO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL/ The Philcarto as a teaching tool in the geography days of fundamental education.

Autores

  • Josiane Oliveira de Campos UFSM
  • Natália Lampert Batista UFSM
  • Roberto Cassol UFSM
  • Maurício Rizzatti UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.30.148.164

Palavras-chave:

Cartografia Escolar, Ensino de Geografia, Sequência Didática.

Resumo

As geotecnologias e os softwares livres voltados à espacialização de dados geográficos emergem como um campo de investigação e de qualificação da educação básica que precisa ser explorado e debatido enquanto possibilidade metodológica do ensino de Geografia. Assim, o presente projeto teve como objetivo despertar o interesse dos alunos do Ensino Fundamental para processo de ensino-aprendizagem por meio de geotecnologias, utilizando o software livre Philcarto, no mapeamento de indicadores sociais brasileiros. Para isso desenvolveu-se a sequência didática constituida de quatro encontros didáticos, onde os alunos produziram e interpretaram mapas sobre indicadores sociais brasileiros. O projeto contribuiu com a aprendizagem dos alunos por meio de geotecnologias e os instigou a compreender o conteúdo trabalhado de forma mais eficiente e significativa.  

Biografia do Autor

Josiane Oliveira de Campos, UFSM

Graduanda em Geografia Licenciatura na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bolsista do Programa de Licenciatura (PROLICEN), edição de 2017, no projeto “Geotecnologias na escola: mapeando indicadores sociais brasileiros com alunos do Ensino Fundamental”.

Natália Lampert Batista, UFSM

Graduada em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Franciscano (2013) e Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 2015). Atualmente é Doutoranda em Geografia pelo PPGGeo/UFSM,  Professora de Geografia (Anos Finais do Ensino Fundamental) na Escola Municipal de Ensino Fundamental J/AO CAIC 'Luizinho de Grandi' e coorientadora do projeto “Geotecnologias na escola: mapeando indicadores sociais brasileiros com alunos do Ensino Fundamental”. 

Roberto Cassol, UFSM

Graduado em Geografia Bacharelado e em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1982/1983), Especialista em Interpretação de Imagens Orbitais e Suborbitais-CEIOSO pela UFSM (1985), Mestre em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR , 1988) e Doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (USP, 1996). Atualmente é professor titular doutor da UFSM nos cursos de graduação em Geografia presencial e a distância e na Pós-Graduação em Geografia e orientador do projeto “Geotecnologias na escola: mapeando indicadores sociais brasileiros com alunos do Ensino Fundamental”. 

Maurício Rizzatti, UFSM

Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da UFSM e colaborador no do projeto “Geotecnologias na escola: mapeando indicadores sociais brasileiros com alunos do Ensino Fundamental”. 

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Campos, J. O. de, Batista, N. L., Cassol, R., & Rizzatti, M. (2017). O PHILCARTO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL/ The Philcarto as a teaching tool in the geography days of fundamental education. REVISTA GEONORTE, 8(30), 148–164. https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.30.148.164

Edição

Seção

Iniciação Científica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)