INFLUÊNCIA DA COBERTURA VEGETAL NAS PERDAS DE ÁGUA E SOLO EM PARCELAS DE EROSÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
Palavras-chave:
chuva, erosividade, escoamento.Resumo
O estudo das perdas de água e solo de uma bacia hidrográfica é fundamental para compreender os efeitos negativos provocados pela erosão hídrica, sendo o manejo inadequado do solo e a ausência de práticas conservacionistas os principais problemas que podem acarretar a degradação do ambiente. Objetivou-se com esta pesquisa analisar a influência da cobertura vegetal do capim (Andropogon gayanus, Kunt) sobre as perdas de água e solo por meio de classes de chuvas erosivas em uma microbacia experimental no semiárido brasileiro. Foram monitoradas duas parcelas com as coberturas: manejo de corte/queima e plantação da gramínea (Andropogon gayanus, Kunt) para produção de pasto e manejo para condição de solo exposto durante a estação chuvosa do ano de 2013. O capim promoveu uma redução de 99,36%, para as perdas de solos e 71,88% para as perdas por escoamento, sendo que as maiores perdas de solo ocorreram nas classes 3 e 4, onde foram registrados os maiores índices de erosividade, evidenciando assim o efeito dissipador do capim quanto a energia cinética da chuva. Também realizou-se para ambas as parcelas, uma análise estatística correlação de Pearson (r), entre o escoamento, perda de solo, precipitação, precipitação acumulada em 5 dias, I30 e a erosividade, para constatar a influência que um fator exerce sobre outro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-10
Como Citar
Sousa, M. M. M., Palácio, H. A. Q., Ribeiro Filho, J. C., Araújo Neto, J. R., & Moura, M. M. S. (2016). INFLUÊNCIA DA COBERTURA VEGETAL NAS PERDAS DE ÁGUA E SOLO EM PARCELAS DE EROSÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. REVISTA GEONORTE, 7(26), 160–171. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2765
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).