EVENTOS PLUVIOMÉTRICOS EXTREMOS OCORRIDOS NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE EM DEZEMBRO DE 2011
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar os eventos pluviométricos extremos ocorridos no município de Belo Horizonte (MG) em dezembro de 2011. Foram identificados os sistemas atmosféricos responsáveis pelos elevados índices de precipitação utilizando imagens de satélite, cartas sinóticas e análise rítmica. Com base nos dados horários, adquiridos em quatorze estações meteorológicas, foi confeccionado um mapa com o acumulado de chuva mensal. Num segundo momento foi realizado o mapeamento do acumulado diário para o dia 15, correlacionando com as informações obtidas junto à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais. Os resultados apontaram a Zona de Convergência do Atlântico Sul e as Linhas de Instabilidade com os principais sistemas atmosféricos responsáveis pela ocorrência de alagamentos, inundações e deslizamentos na capital mineira.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Lopes Assis, W., Matos Ribeiro, S., Luzimar de Abreu, M., & Figueiredo Marra, J. (2012). EVENTOS PLUVIOMÉTRICOS EXTREMOS OCORRIDOS NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE EM DEZEMBRO DE 2011. REVISTA GEONORTE, 3(8), 1177 –. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2468
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).