ANÁLISE DE TENDÊNCIAS EM SÉRIES PLUVIOMÉTRICAS: ALGUMAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS
Palavras-chave:
metodologias, análise de tendências, pluviosidadeResumo
A análise de tendências tem sido muito útil em várias áreas do conhecimento, oferecendo apoio aoprocesso decisório sobre problemas os mais diferentes. Na climatologia o foco é direcionado àsexpectativas de comportamento de grandezas atmosféricas variáveis no tempo e espaço, tais comotemperatura e pluviosidade. Elementos e fenômenos presentes na superfície terrestre que influenciamno comportamento da atmosfera, a exemplo da altura das marés e temperatura das águas oceânicas,também têm merecido atenção de climatólogos. O desafio é prever valores futuros com base emvalores passados, o que requer uma boa memória histórica de informações, embora um bom conjuntode dados não seja suficiente para uma previsão precisa de situações futuras. É importante a escolhaadequada de metodologias de previsão de séries temporais, algumas muito simples e outras queenvolvem procedimentos mais complexos. Este texto tem por objetivo apresentar três alternativasmuito simples, porém úteis à análise de tendências de séries pluviométricas. Dados de um postopluviométrico da ANA (agência Nacional de Águas), localizado na bacia do rio Araguari, MinasGerais, foram adotados para o exercício demonstrativo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Oliveira Ferreira, V. de. (2012). ANÁLISE DE TENDÊNCIAS EM SÉRIES PLUVIOMÉTRICAS: ALGUMAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS. REVISTA GEONORTE, 3(8), 317 –. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2360
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).