ALMANAQUES COMO FONTE DE REGISTRO HISTÓRICO DO CLIMA NO ESTADO DE SÃO PAULO (1857 – 1918)
Palavras-chave:
Clima passado, registros históricos, percepção.Resumo
A climatologia é uma das áreas em que as flutuações do passado são de grande relevância parao entendimento das condições atuais e futuras. Informações detalhadas sobre características climáticasde épocas particulares podem ser definidas por registros obtidos de diferentes fontes de dados desituações e processos que são afetados pelo clima. Para este trabalho, foram consultados 40exemplares de almanaques disponíveis nos arquivos da UNICAMP (Universidade Estadual deCampinas, São Paulo), referentes aos anos de 1857 até 1918, no intuito de comprovar a existência deregistros sobre eventos relacionados ao tempo e clima passados, e sua viabilidade como fonte deinformação para auxiliar na construção de uma climatologia histórica do estado de São Paulo,principalmente em épocas anteriores à sistematização da instrumentação técnica dos dadosmeteorológicos. Foram encontrados 140 registros pessoais ou compilados de jornais, sobre tempo eclima em diversas cidades do estado. Entre os registros de eventos extremos e impactos causados porfatores hidro meteorológicos, foi encontrada alta percepção das pessoas diante da dinâmica dosprocessos climáticos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Araki, R., & Nunes, L. H. (2012). ALMANAQUES COMO FONTE DE REGISTRO HISTÓRICO DO CLIMA NO ESTADO DE SÃO PAULO (1857 – 1918). REVISTA GEONORTE, 3(8), 305 –. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2359
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).