A IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS HOMOGÊNEAS PARA CARACTERIZAÇÃO DAS CHUVAS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
Resumo
Na escala local, o conceito de vulnerabilidade ao clima contempla tanto fatores climáticos como sócioeconômicos.Daí a necessidade de conhecer as características dos elementos climáticos em escalasmais detalhadas. Esse trabalho teve como objetivo caracterizar as chuvas em municípios ao sul doestado do Piauí pela identificação de áreas homogêneas. Foram identificadas 13 áreas homogêneas(AH) por análise de agrupamento e método Ward. Posteriormente, foram desenvolvidas análises deanomalias de chuva pelo Standardized Precipitation Index (SPI) e análise de tendência pelo método deMann-Kendall. A quantidade de anomalias severas e extremas de chuvas e secas variou ao longo dasáreas homogêneas e no tempo. Na análise de tendência anual as AH B e K apresentaram tendência dediminuição das chuvas. Na análise mensal ocorreu tendência de aumento das chuvas para as AH B e Cno mês de julho e tendência negativa para 13 casos sendo foi mais significativa para o mês denovembro. Considera-se que a identificação de AH de chuvas é um importante instrumento que podedar visibilidade a necessidade de uma abordagem transescalar para lidar com o fenômeno da seca esazonalidade das chuvas na região.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Fetter, R., & Oliveira, C. H. de. (2012). A IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS HOMOGÊNEAS PARA CARACTERIZAÇÃO DAS CHUVAS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. REVISTA GEONORTE, 3(8), 271 –. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2324
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).