AS ILHAS DE CALOR E FRESCOR NO IFC - CAMPUS ARAQUARI: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA
Resumo
A temática da Climatologia se faz cada vez mais presente no cotidiano escolar, em especial em cursos que tenham alguma ligação com esse tema como é o caso do curso técnico em Agropecuária. O presente artigo expõe uma atividade prática realizada na disciplina de Geografia, com os alunos do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari, a fim de enriquecer pedagogicamente as aulas de Climatologia ligadas ao conteúdo de temperatura do ar e a formação de ilhas de calor/frescor. Foram instalados seis abrigos meteorológicos em diferentes pontos do Campus que pudessem apresentar variações de temperatura tendo em vista o tipo de cobertura do solo. Estes locais foram monitorados durante um dia e os resultados foram analisados em conjunto para posterior conclusão. Dentre os resultados destacam-se a constatação de alguns locais como possíveis ilhas de calor devido a impermeabilização do solo; locais que são possíveis ilhas de frescor devido ao sombreamento contínuo; locais que apresentaram dados diferentes das expectativas devido a fatores não pensados anteriormente. Contudo, a grande contribuição desta prática está em pensar formas alternativas de aprendizado baseado em experiências reais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Rafael Pinto, L. (2012). AS ILHAS DE CALOR E FRESCOR NO IFC - CAMPUS ARAQUARI: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA. REVISTA GEONORTE, 3(8), 68–79. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2263
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).