A CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS METEOROLÓGICOS COMO PRÁTICA DIDÁTICA DA CLIMATOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
geografia, materiais didáticos, clima.Resumo
A climatologia tem como objetivo analisar as interações entre os comportamentos da atmosfera e as atividades humanas e possui grandes possibilidades para ser explorada, de maneira prática, em sala de aula. Neste sentido, o objetivo deste artigo é o de apresentar como é possível a geografia construir, como prática didática, instrumentos metereológicos que contribuam para o aluno entender os processos naturais de formação e atuação dos elementos do clima: chuva, vento, umidade e temperatura e como estes elementos atuam na paisagem local, consequentemente na nossa vida cotidiana. A amostra foi representada por 40 alunos da escola fundamental localizada em Cuiabá-MT. Os conceitos teóricos ministrados oralmente, em sala de aula, sobre a climatologia e suas tecnologias serviram de base conceptual para esses alunos confeccionarem os instrumentos metereológicos e fazerem as medições de temperatura, umidade, vento e chuva levantados em diferentes ambientes construídos: sala de aula, estacionamento e horta. Como resultado, os alunos participaram de maneira prazerosa da aprendizagem dos conteúdos ministrados e recomenda-se ao professor de geografia a incorporação da prática à sua didática, para dar maior visibilidade aos conteúdos teóricos de climatologia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Vasconcelos, L. C. da S. (2012). A CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS METEOROLÓGICOS COMO PRÁTICA DIDÁTICA DA CLIMATOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. REVISTA GEONORTE, 3(8), 34–45. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2260
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).