“COMO ESTÁ O TEMPO HOJE?”. UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este artigo é fruto de uma prática pedagógica sobre climatologia escolar, utilizando observação e discussão sobre a percepção do tempo atmosférico e suas repercussões espaciais. A leitura dos fenômenos atmosféricos no ambiente escolar carece de atividades de exercitem o desenvolvimento de didáticas que explorem sua dinâmica. O objetivo principal desta atividade foi discutir os conceitos tempo e clima, e também demostrar a importância da interpretação dos fenômenos atmosféricos e suas consequências para o ambiente local. Com o auxílio de uma “tabela do tempo”, os alunos observaram as variações do tempo atmosférico e anotaram, individualmente, a percepção dos elementos do clima e os fenômenos meteorológicos que se sucederam durante um mês. O resultado da prática superou as expectativas e demonstrou que a atividade atingiu seus objetivos, com destaque para a percepção dos educandos em relação à influência das condições atmosféricas no seu cotidiano, principalmente no ambiente escolar. As tabelas do tempo demonstraram distintas percepções dos elementos do clima pelos alunos, suscitando questões ligadas à Geografia e à valorização de temas ligados à climatologia no Ensino Médio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Corrêa Maia, D., Fraga da Silva, S. L., & Christofoletti, A. L. H. (2012). “COMO ESTÁ O TEMPO HOJE?”. UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. REVISTA GEONORTE, 3(8), 1–8. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2258
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).