TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO E DE ANÁLISE MULTICRITÉRIO NA ADEQUAÇÃO DE USO DAS TERRAS NO MUNICÍPIO DO CONDE (PB)
Palavras-chave:
Conde-PB, capacidade de uso das terras, uso e ocupação dos solos.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar as técnicas necessárias para o mapeamento de uso eocupação dos solos e adequação de uso dos solos, por meio do método de análise multicritério em Sistema deInformação Geográfica (SIG), do município do Conde, Estado da Paraíba, Brasil. O município possuiextensão territorial de 174 Km2, e está entre as coordenadas geográficas: 7° 11’ 48” e 7° 23’49” de latitudesul, 34° 47” 35” e 34° 57”25” longitude oeste. Para confecção do material cartográfico e para aquisição dedados quantitativos da área foram utilizados os seguintes softwares: Spring 5.1.7 e o Idrisi Kilimanjaro14.01. Os materiais utilizados foram: as imagens Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) e Landsat 7-ETM+ do ano de 2010, foi ainda utilizado o arquivo Estatística KAPPA para confecção da carta de uso eocupação dos solos. As cartas produzidas foram: solos, uso e ocupação, área de proteção permanente (APP),declividade, capacidade de uso da terra e adequação de uso das terras. Através do uso de geotecnologias foipossível monitorar a utilização da área e se está se adéqua à capacidade de uso das terras. Com a localizaçãoe quantificação das áreas que estão sendo utilizadas acima da capacidade de uso das terras é possível fazer oplanejamento para que o uso dessas áreas passe a ser adequado, garantindo a sustentabilidade da área.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Firmino Barbosa, M. E., & Viana de Lima, E. R. (2012). TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO E DE ANÁLISE MULTICRITÉRIO NA ADEQUAÇÃO DE USO DAS TERRAS NO MUNICÍPIO DO CONDE (PB). REVISTA GEONORTE, 3(5), 1729 –. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2228
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).