ANÁLISE COMPARATIVA DA ACURACIDADE DA REDE DE DRENAGEM GERADA AUTOMATICAMENTE E EXTRAÍDA DE CARTA TOPOGRÁFICA: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA – PR.

Autores

  • Carina Petsch
  • Jéssica Barion Monteiro
  • Marina Brandt Bueno

Palavras-chave:

Rede de drenagem, parâmetros morfométricos, bacia hidrográfica.

Resumo

Atualmente se tornou comum o uso da unidade de paisagem bacia hidrográfica para atividades deplanejamento do território. Para isso, é necessária uma boa qualidade da base de rede de drenagem. Oobjetivo desta pesquisa é a comparação entre a rede de drenagem obtida automaticamente e aquelavetorizada a partir da carta topográfica. A área experimental é na carta de Ponta Grossa (SG-22-X-CII-2) que apresenta declividade média e razoável densidade de drenagem. Além da comparação visualentre as duas bases de drenagem, foram aplicados os parâmetros morfométricos de índice desinuosidade, densidade de drenagem, densidade hidrográfica e ordem dos canais para 5 baciashidrográficas. O principal problema da drenagem automática foi a generalização desta em relação aoscanais de primeira ordem que acabam influenciando em parâmetros morfométricos como a densidadede drenagem, densidade hidrográfica e ordem dos canais. O índice de sinuosidade variou pouco,considerando que o canal principal da bacia frequentemente é maior na carta topográfica do que naautomática.

Downloads

Publicado

2012-11-12

Como Citar

Petsch, C., Barion Monteiro, J., & Brandt Bueno, M. (2012). ANÁLISE COMPARATIVA DA ACURACIDADE DA REDE DE DRENAGEM GERADA AUTOMATICAMENTE E EXTRAÍDA DE CARTA TOPOGRÁFICA: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA – PR. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1195 –. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2181