ANÁLISE COMPARATIVA DA ACURACIDADE DA REDE DE DRENAGEM GERADA AUTOMATICAMENTE E EXTRAÍDA DE CARTA TOPOGRÁFICA: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA – PR.
Palavras-chave:
Rede de drenagem, parâmetros morfométricos, bacia hidrográfica.Resumo
Atualmente se tornou comum o uso da unidade de paisagem bacia hidrográfica para atividades deplanejamento do território. Para isso, é necessária uma boa qualidade da base de rede de drenagem. Oobjetivo desta pesquisa é a comparação entre a rede de drenagem obtida automaticamente e aquelavetorizada a partir da carta topográfica. A área experimental é na carta de Ponta Grossa (SG-22-X-CII-2) que apresenta declividade média e razoável densidade de drenagem. Além da comparação visualentre as duas bases de drenagem, foram aplicados os parâmetros morfométricos de índice desinuosidade, densidade de drenagem, densidade hidrográfica e ordem dos canais para 5 baciashidrográficas. O principal problema da drenagem automática foi a generalização desta em relação aoscanais de primeira ordem que acabam influenciando em parâmetros morfométricos como a densidadede drenagem, densidade hidrográfica e ordem dos canais. O índice de sinuosidade variou pouco,considerando que o canal principal da bacia frequentemente é maior na carta topográfica do que naautomática.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Petsch, C., Barion Monteiro, J., & Brandt Bueno, M. (2012). ANÁLISE COMPARATIVA DA ACURACIDADE DA REDE DE DRENAGEM GERADA AUTOMATICAMENTE E EXTRAÍDA DE CARTA TOPOGRÁFICA: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA – PR. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1195 –. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2181
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).