ANÁLISE AMBIENTAL NO SISTEMA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO RIO BRANCO COM FINS DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL COM USO DE GEOTECNOLOGIAS (1985/2011) – TRÊS LAGOAS/MS.

Autores

  • Flávia Joise Izippato
  • Patrícia Helena Mirandola
  • Renan de Almeida Silva
  • Eduardo Vinicius Rocha Pires

Palavras-chave:

Análise Sistêmica, Geotecnologias e Bacia Hidrográfica.

Resumo

O trabalho teve por objetivo desenvolver uma análise do ambiente, onde esta inserida a BaciaHidrográfica do Córrego Rio Branco (BHCRB), localizada no município de Três Lagoas/MS, a partirdas geotecnologias disponíveis. Destacando que estas permitem atualmente retratar o ambiente naturale/ou alterado, de forma bem próxima da realidade encontrada no campo, destacando que estes dadossubsidiam a tomada de decisões no planejamento e gestão do território. Neste estudo foi possívelidentificar tais alterações que ocorreram nas áreas do entorno da bacia hidrográfica. Foram mapeadas equantificadas a partir do processamento digital de imagem Landsat 5 sensor TM de 1985/07/30 e2011/06/20, o uso e cobertura da terra, fisiografia e modelo numérico do terreno. Na área opredomínio do uso é pela pecuária, observou-se também a produção de silvicultura (eucalipto), maisintensificada no ano de 2011, devido à instalação da indústria Fibria e Eldorado do Brasil. Comrelação ao terreno a imagem da missão SRTM indicou um local aplainado e de acordo com Horton(1945 apud Christofoletti 1980) o rio principal é de 4°ordem com extensão aproximada de 23.5km.

Downloads

Publicado

2012-11-12

Como Citar

Joise Izippato, F., Helena Mirandola, P., Almeida Silva, R. de, & Rocha Pires, E. V. (2012). ANÁLISE AMBIENTAL NO SISTEMA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO RIO BRANCO COM FINS DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL COM USO DE GEOTECNOLOGIAS (1985/2011) – TRÊS LAGOAS/MS. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1180 –. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2180