ILHAS DE CALOR E FRESCOR NA ÁREA URBANA DA CIDADE DE AQUIDAUANA-MS
Palavras-chave:
Clima Urbano, Ilhas de Calor e Sensoriamento Remoto.Resumo
Ao realizar estudos sobre clima urbano e seus atenuantes é preciso levar em consideração todacaracterísticas em solo, vegetação, recursos hídricos, meios de transportes, processos de uso eocupação da área em estudo. As transformações materializadas no espaço urbano consolidammodificações na paisagem natural das cidades, que associado a um planejamento ineficaz potencializaa problemática ambiental, podendo ser enfatizada os de ordem climática, decorrentes das ações dosagentes sociais produtores do espaço no uso e ocupação do solo em seus diversos segmentos.Utilizando do Software SPRING 5.3 buscou-se mapear o campo térmico da cidade de Aquidauana-MSno ano de 1990 e 2008, Gerar mapas de temperatura de acordo com (Banda 6 termal) e umidaderelativa usando a metodologia (NDVI e NDWI) sobre a área urbana de Aquidauana a partir dasimagens LANDSAT 5 TM. Através das imagens foi possível analisar e interpretar os dados obtidos do(Satélite Landsat) e identificar os episódios de ilhas de calor e frescor na área urbana de Aquidauana.Considera - se como fatores desencadeadores dos padrões de absorção térmica na cidade, os agentessociais produtores do espaço urbano, reduzido índice de área verde e os tipos de materiais utilizadospara construção civil e pavimentação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Avenir Honorato, A. F., & Andrade, V. S. da A. (2012). ILHAS DE CALOR E FRESCOR NA ÁREA URBANA DA CIDADE DE AQUIDAUANA-MS. REVISTA GEONORTE, 3(5), 878 –. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2153
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).