MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO COMO SUBSÍDIO AO ESTUDO DA DESERTIFICAÇÃO NO NORTE DA BAHIA
Palavras-chave:
Geomorfologia, Modelo digital de Terreno, Degradação ambientalResumo
O objetivo proposto neste estudo é elaborar o mapa geomorfológico da região norte da Bahia e subsidiar a análise entre a morfologia do relevo e a desertificação. Adotou-se como base para a identificação das unidades geomorfológicas a taxonomia de relevos proposta por Ross (1992), mapas temáticos gerados por meio do MDT-SRTM/NASA, levantamentos de campo e dados publicados anteriormente. Os processos referidos elaboram feições erosivas amplamente distribuídas e imputam significativa instabilidade no sistema ambiental, o que torna a representação das formas do relevo, excelente contribuição para a identificação de áreas suscetíveis à desertificação - ASD. Os processos geomórficos têm importante papel na elevação das taxas de erosão e mobilização dos sedimentos em áreas caracterizadas por fragilidade natural do ambiente e pelo uso e ocupação inadequados. As ASDs exibem sistema erosivo produzido por processos geomórficos do tipo laminar, sulcos, ravinas e voçorocas, em superfícies baixas, notadamente depressões pedimentadas, planas a suave-onduladas, com declividades entre 0° e 7°. Estas são áreas onde a pecuária extensiva exerce intenso pisoteio dos solos com redução das caatingas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Matos Lima, G., & Freitas Dias, L. (2012). MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO COMO SUBSÍDIO AO ESTUDO DA DESERTIFICAÇÃO NO NORTE DA BAHIA. REVISTA GEONORTE, 3(5), 588 –. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2110
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).