ANÁLISE MORFOMÉTRICA DO RIBEIRÃO LAÇADOR – FAXINAL – PARANÁ
Palavras-chave:
Bacia hidrográfica, Morfometria, Neotectônica, Geomorfologia.Resumo
É necessário conhecer e analisar os recursos naturais de uma área para se estabelecer meios de utilizar os recursos de maneira mais racional possível. A bacia hidrográfica é considerada uma unidade integradora para estudos do meio ambiente, afinal, qualquer alteração natural ou humanizada acarretará em outras mudanças no contexto da bacia. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo principal um estudo morfométrico na bacia do ribeirão Laçador, em Faxinal – Paraná, buscando diagnosticar os condicionantes geomorfológicos e geológicos. O estudo passou por pesquisas bibliográficas e etapas de digitalização da carta topográfica, com posterior análise de dados de radar SRTM, que possibilitou o conhecimento das características físicas da bacia e a confecção dos mapas de declividade e hipsométrico. Os resultados mostram que a área de estudo possui grande complexidade geomorfológica, característica que, associada à grande amplitude altimétrica e grande declividade, pode resultar no desenvolvimento de processos erosivos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Vinicius de Sordi, M., Bueno Vargas, K., Dal Santo, T., & Nascimento, P. B. do. (2012). ANÁLISE MORFOMÉTRICA DO RIBEIRÃO LAÇADOR – FAXINAL – PARANÁ. REVISTA GEONORTE, 3(5), 150–160. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2066
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).