PROBLEMAS AMBIENTAIS DECORRENTES DA EXPLORAÇÃO DE ROCHAS ORNAMENTAIS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA – RJ
Palavras-chave:
Problemas ambientais, rochas ornamentais, Pádua.Resumo
A exploração de rochas ornamentais em Santo Antônio de Pádua (RJ) é a principal atividade econômica do município. O presente estudo tem por objetivo identificar os principais problemas ambientais causados pela produção de rochas ornamentais no município. A metodologia empregada consistiu na realização de 12 trabalhos de campo; entrevistas, registros fotográficos e marcação de coordenadas com GPS. Os resultados indicam que existem cerca de 300 microempresas atuando no setor, muitas delas na ilegalidade, o que contribui para os danos ao meio ambiente por meio do despejo de rejeitos em locais impróprios, desmatamentos e assoreamento do Rio Pomba e afluentes. Para sanar tais problemas vem sendo adotadas as seguintes medidas: a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta, o reaproveitamento de resíduos, modernização e conscientização dos proprietários e empregados do setor. Essas medidas visam associar proteção ambiental e desenvolvimento sócio-econômico, minimizando os impactos da atividade mineradora e proporcionando um desenvolvimento sustentável para o município.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-16
Como Citar
Pereira Silvestre, C., & Carvalho Da Silva, A. L. (2012). PROBLEMAS AMBIENTAIS DECORRENTES DA EXPLORAÇÃO DE ROCHAS ORNAMENTAIS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA – RJ. REVISTA GEONORTE, 3(6), 281–289. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1944
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).