EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA: APORTES METODOLÓGICOS DA BIOGEOGRAFIA E DA GEOECOLOGIA DAS PAISAGENS NA GESTÃO TERRITORIAL
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Biogeografia, Geoecologia das Paisagens, Gestão Territorial.Resumo
A Educação Ambiental assume cada vez mais, um papel fundamental na resolução de problemas deordem socioambiental e no estabelecimento e condução de planos de gestão territorial. Por outra parte,as ciências geográficas, em razão de sua orientação metodológica interdisciplinar, constitui umimportante apoio na aplicabilidade efetiva das ações pedagógicas de caráter ambiental. Nesse artigocientífico, aborda-se as contribuições teórico-metodológicas utilizadas pela Biogeografia e aGeoecologia das Paisagens, seja em ações voltadas ao planejamento ambiental, como à gestão dosdiferentes territórios. Destaca como é possível subsidiar e apoiar ações de Educação Ambiental queestejam realmente direcionadas e aplicadas a apoiar ações de organização espacial. Em um contextogeral, relata-se a importância de integração de conhecimentos científicos a saberes tradicionais, naefetivação de uma Educação Ambiental Aplicada a gestão territorial, ética e consciente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-16
Como Citar
Vicente da Silva, E., Mateo Rodriguez, J. M., & Claro Valdéz, A. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA: APORTES METODOLÓGICOS DA BIOGEOGRAFIA E DA GEOECOLOGIA DAS PAISAGENS NA GESTÃO TERRITORIAL. REVISTA GEONORTE, 3(6), 106–113. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1928
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).