PROPOSTA DE AÇÃO DECISÓRIA NA GESTÃO DE RISCO À INUNDAÇÃO NO MUNICÍPIO DE IPANGUAÇU/RN ATRAVÉS DO PROCESSO DE ANÁLISE HIERÁRQUICA (PAH)
Palavras-chave:
Risco, Desastre, Inundação e Gestão.Resumo
A presente pesquisa visa identificar a melhor opção dentro das alternativas possíveis e ajudar na determinação de prioridades para gerenciar o risco a inundação ocorrida no município de Ipanguaçu, localizado no Vale do Açu, Estado do Rio Grande do Norte – Brasil, com base na gestão realizada no ano de 2009, por meio do Processo de Análise Hierárquica (PAH) elaborado por Thomas L. Saaty (1972) e indicadores elaborado por Cardona et al., (2005). Os resultados encontrados expõem ótimas opções a serem seguidas ao comparar com a realidade local. Portanto, esta metodologia se torna uma ferramenta útil para a análise econômica e setorial, com o fim de promover políticas de desenvolvimento, ordenamento territorial local, intervenção e proteção de bacias hidrográficas, justificar a transferência de recursos para o nível local com fins específicos de gestão de risco e a criação de redes de segurança social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-05
Como Citar
Costa, J. R. S., Moreira da Silva, F., & Filgueira, H. J. A. (2012). PROPOSTA DE AÇÃO DECISÓRIA NA GESTÃO DE RISCO À INUNDAÇÃO NO MUNICÍPIO DE IPANGUAÇU/RN ATRAVÉS DO PROCESSO DE ANÁLISE HIERÁRQUICA (PAH). REVISTA GEONORTE, 3(4), 946–960. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1888
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).