O ESTUDO DOS GLACIARES NO VALE DO HORCONES INFERIORES (CERRO ACONCÁGUA, ARGENTINA). Os glaciares rochosos, cobertos e formas cataglaciares existentes na área.

Autores

  • Carla Mota
  • Lúcio Cunha

Palavras-chave:

Glaciares, Horcones Inferior, Geomorfologia Glaciar, Andes, Dinâmica glaciar.

Resumo

O glaciar Horcones Inferior, um glaciar coberto, é um exemplo típico dos glaciares de montanha andinos. O seu estudo permite perceber a dinâmica destes glaciares no Holocénico, através da análise dos seus recuos e avanços, bem como das marcas geomorfológicas dessa dinâmica. A tipologia dos glaciares do vale do Horcones Inferior é bastante distinta dos glaciares mais estudados na actualidade. Predominam glaciares cobertos, rochosos e formas cataglaciares. A sua investigação pretende tirar ilações sobre a dinâmica dos glaciares na região andina, inserindo-se num conjunto de estudos que, à escala mundial, poderão ser de importância vital para a compreensão das dinâmicas glaciares actuais. A investigação efectuada até ao momento permitiu fazer uma caracterização da dinâmica do glaciar através do estudo detalhado da geomorfologia do vale.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

Mota, C., & Cunha, L. (2012). O ESTUDO DOS GLACIARES NO VALE DO HORCONES INFERIORES (CERRO ACONCÁGUA, ARGENTINA). Os glaciares rochosos, cobertos e formas cataglaciares existentes na área. REVISTA GEONORTE, 3(4), 866–879. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1881