O ESTUDO DOS GLACIARES NO VALE DO HORCONES INFERIORES (CERRO ACONCÁGUA, ARGENTINA). Os glaciares rochosos, cobertos e formas cataglaciares existentes na área.
Palavras-chave:
Glaciares, Horcones Inferior, Geomorfologia Glaciar, Andes, Dinâmica glaciar.Resumo
O glaciar Horcones Inferior, um glaciar coberto, é um exemplo típico dos glaciares de montanha andinos. O seu estudo permite perceber a dinâmica destes glaciares no Holocénico, através da análise dos seus recuos e avanços, bem como das marcas geomorfológicas dessa dinâmica. A tipologia dos glaciares do vale do Horcones Inferior é bastante distinta dos glaciares mais estudados na actualidade. Predominam glaciares cobertos, rochosos e formas cataglaciares. A sua investigação pretende tirar ilações sobre a dinâmica dos glaciares na região andina, inserindo-se num conjunto de estudos que, à escala mundial, poderão ser de importância vital para a compreensão das dinâmicas glaciares actuais. A investigação efectuada até ao momento permitiu fazer uma caracterização da dinâmica do glaciar através do estudo detalhado da geomorfologia do vale.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-05
Como Citar
Mota, C., & Cunha, L. (2012). O ESTUDO DOS GLACIARES NO VALE DO HORCONES INFERIORES (CERRO ACONCÁGUA, ARGENTINA). Os glaciares rochosos, cobertos e formas cataglaciares existentes na área. REVISTA GEONORTE, 3(4), 866–879. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1881
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).