A PROBLEMÁTICA DO LIXO E SEU TRANSPORTE FLUVIAL: UM RISCO A SAÚDE PUBLICA E A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA ILHA DE COTIJUBA (BELÉM/PA)
Palavras-chave:
Lixo.Risco à saúde pública. Degradação Ambiental. Ilha de Cotijuba.Resumo
A ilha de Cotijuba está localizada entre as Baías do Marajó e Guajará no Estado do Pará, tendocomo predominância a vegetação de floresta ombrófila densaaluvial. O presente artigo busca analisar, discutir e prevenir as problemáticas ligadas aos impactos sociais e ambientais, gerados pelos depósitos irregulares de lixo na ilha e o seu transporte por via fluvial, iniciado a partir de 2010 com a desativação do antigo “lixão” de Cotijuba, onde esses resíduos começaram a se concentrar às proximidades da feira de peixe e do posto de saúde da ilha, para que posteriormente sejam transportados de barco para Belém, evidenciando o risco a saúde pública. Buscamos destacar as principais doenças relacionadas e seus respectivos vetores, a contaminação do solo e dos recursos hídricos, e a degradação dos ecossistemas locais, pertinentes à gestão do lixo. Para a elaboração deste trabalho foi realizado levantamento bibliográfico e trabalhos de campo para obtenção de informações da área de estudo, nas quais foram realizadas entrevistas com moradores, registro fotográficoe utilização de GPS.Diante dessas problemáticas é evidente a necessidade de promover uma gestão adequada desses resíduos, a fim de prevenir e reduzir possíveis efeitos negativos sobre o meio ambiente e os riscos à saúde humana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-05
Como Citar
Andrade Fernandes, W. A., Luiz Jardim Rodrigues, W., Morais Ferreira, W., & Silva Pimentel, M. A. da. (2012). A PROBLEMÁTICA DO LIXO E SEU TRANSPORTE FLUVIAL: UM RISCO A SAÚDE PUBLICA E A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA ILHA DE COTIJUBA (BELÉM/PA). REVISTA GEONORTE, 3(4), 349–357. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1838
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).