DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA BIODIVERSIDADE DE MACRÓFITAS AQUÁTICAS NOS LAGOS DA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO DE RORAIMA
Palavras-chave:
biodiversidade. lagos. morfologia. morfometria.Resumo
Na porção nordeste do Estado de Roraima, encontra-se uma extensa área aplainada, coberta por savanas, onde estão situados diversos lagos de formas, profundidades e extensões muito variáveis. A área de estudo foi dividida em A e B para facilitar a pesquisa. As medidas morfométricas foram feitas por meio de trabalhos de campo, isto é, diretamente nos lagos selecionados, durante o período seco (março) e o período chuvoso (julho) cujas coordenadas geográficas foram obtidas utilizando GPS Garmim modelo: GPS map 76 CS. Partindo dessa conjuntura, a presente pesquisa tem por objetivo evidenciar a biodiversidade vegetal presente, a forma de distribuição espacial conforme morfometria e morfologia dos lagos. Os lagos apresentam formas circulares, subcirculares e subretangulares e estão ligados a um ou dois canais de drenagem, apresentam uma grande biodiversidade de macrófitas aquáticas que se distribuem ao longo dos lagos, fisiograficamente atrelados a solos areno-argilosos em relevos suaves-ondulados a ondulados, incidindo também a presença de lateritas na área A. Esses lagos aumentam substancialmente seu volume de água estocada no período chuvoso. A partir de pesquisas realizadas in loco, averiguou-se que quanto menor a profundidade dos lagos, maior é a quantidade de macrófitas aquáticas presentes nesses ambientes. Os lagos de maior profundidade apresentaram um espelho d'água com macrófitas aquáticas presentes em maior quantidade nas margens, independente da morfologia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-05
Como Citar
Magalhães Pinheiro, M. das N., Magalhães Hortêncio, M., & Oliveira Evangelista, R. A. (2012). DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA BIODIVERSIDADE DE MACRÓFITAS AQUÁTICAS NOS LAGOS DA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO DE RORAIMA. REVISTA GEONORTE, 3(4), 162–174. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1815
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).