O CONCEITO DE EQUILÍBRIO EM GEOMORFOLOGIA: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA SUA AVALIAÇÃO
Palavras-chave:
Equilíbrio, Sistemas, Geomorfologia.Resumo
O conceito de equilíbrio em geomorfologia comporta uma série de desafios, sobretudo com relação à verificação de tal condição e aos parâmetros e indicadores necessários para avaliá-la. Tem sido um conceito importante nos estudos geomorfológicos porque implica a consideração da dinâmica atual e pretérita bem como a consideração dos fatores dessa dinâmica sob escalas de tempo e espaço apropriadas. O propósito deste artigo é o de buscar e discutir algumas ideias e conceitos envolvidos com a concepção de equilíbrio em sistemas geomorfológicos tropicais úmidos. E, a partir daí, pensar sobre quais parâmetros poderiam servir para avaliar tal condição e como esses parâmetros deveriam ser considerados do ponto de vista da sua organização metodológica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-05
Como Citar
Bertolini, W. Z. (2012). O CONCEITO DE EQUILÍBRIO EM GEOMORFOLOGIA: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA SUA AVALIAÇÃO. REVISTA GEONORTE, 3(4), 33–45. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1804
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).