DINÂMICA ESPACIAL DOS FOCOS DE QUEIMADAS NO MUNICÍPIO DE BARREIRAS-BA ATRAVÉS DE SATÉLITES POLARES E GEOESTACIONÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2025.V.15.N.55.310.329Resumo
O mapeamento de queimadas é essencial para entender a extensão e frequência dos incêndios em uma determinada região, assim como implementar estratégias eficazes de prevenção e resposta. Nesse sentido, esse trabalho tem por objetivo realizar análise espaço-temporal da dinâmica dos focos de queimadas no município de Barreiras – BA, através de satélites polares e geoestacionários, e correlaciona-los com variáveis meteorológicas. Os dados utilizados foram obtidos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (BDQ/INPE,) período de 2013 a 2023, e na PCD (Plataforma de Coleta de Dados Automática) Barreiras. A estimativa de densidade Kernel, estatística e regressões lineares, utilizou-se na correlação dos focos de queimadas com variáveis meteorológicas (temperatura do ar e umidade relativa do ar). No período analisado identificamos 2.124 focos, com média anual de 193, sendo os anos de 2022 e 2023 com as maiores concentrações, 317 e 298, respectivamente, representando 28,95% do total de focos no período. A maior densidade espacial (focos/km²) verificou-se nas áreas centrais do município, e com predominância na porção norte, possivelmente devido às condições ambientais favoráveis à agricultura. A umidade relativa do ar e a temperatura do ar, destacaram-se com maior contribuição na ocorrência dos focos de queimadas no município, evidenciando coeficientes de determinação (R² = 0,78) e 0,38, respectivamente, enquanto a precipitação apresentou a menor correlação (R² = 0,23). Os resultados encontrados poderão subsidiar informações para criação de banco de dados, que auxiliará no controle e na prevenção das perdas ambientais, decorrentes do descontrole do fogo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA GEONORTE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
