VARIABILIDADE TEMPORAL DO FLUXO DE ELEMENTOS-TRAÇO BIOLOGICAMENTE ESSENCIAIS NA BACIA DO RIO NEGRO – AM
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2025.V.16.N.55.69.97Resumo
Este artigo apresenta resultados de um estudo executado na bacia hidrográfica do Rio Negro, cuja área de drenagem é de aproximadamente 719.000 km², considerado o sexto maior rio do mundo em volume d’água, o segundo maior afluente do Rio Amazonas, contribuindo com cerca de 15% da água que o rio Amazonas despeja no Oceano Atlântico. Buscou-se caracterizar esta bacia quanto a variabilidade temporal do fluxo de elementos-traço biologicamente essenciais (Co, Cu, Fe, Mg, Mn, Mo e Zn). Para isso, utilizou-se a base de dados do Programa Hybam, no período compreendido entre os anos de 2003 a 2018 nas estações hidrométricas de Serrinha, no Rio Negro, e Caracaraí, no Rio Branco. Da análise temporal obteve-se a concentração dos elementos-traço onde a estação Caracaraí revelou as maiores concentrações, quando realizado o fluxo dos elementos, isso se inverteu e os resultados da estação Serrinha mostraram-se maiores que em Caracaraí, explicados principalmente pela descarga líquida de Serrinha ser maior que em Caracaraí, quanto aos parâmetros físico-químicos, estes demonstraram sofrer influência dos regimes hidrológicos. Portanto, este estudo indicou variação temporal dos parâmetros estudados.
Palavras-chave: Rio Negro; Ciclo Hidrológico; Geoquímica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA GEONORTE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
