A UTILIZAÇÃO DE PENETRÔMETROS PARA MEDIÇÃO DE RESISTÊNCIA À PENETRAÇÃO E AVALIAÇÃO DO LIMITE DE CRESCIMENTO RADICULAR EM ÁREAS DE PISOTEIO DE GADO. ESTUDO DE CASO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JACAREÍ (SP).

Autores

  • L. Giroldo,
  • C. Rodrigues,

Palavras-chave:

Geomorfologia

Resumo

O artigo demonstra a utilização de dois instrumentos distintos para analisar a resistência à penetração em solos submetidos à pastagem: penetrômetro de impacto e penetrômetro de bolso. Os instrumentos geram resultados sobre a compactação do solo e podem ser associados ao limite de crescimento radicular de espécies. Os resultados indicam que solos submetidos à pastagem tem maior resistência à penetração em comparação com área de vegetação secundária, dificultando o crescimento radicular.

Downloads

Publicado

2014-01-12

Como Citar

Giroldo, L., & Rodrigues, C. (2014). A UTILIZAÇÃO DE PENETRÔMETROS PARA MEDIÇÃO DE RESISTÊNCIA À PENETRAÇÃO E AVALIAÇÃO DO LIMITE DE CRESCIMENTO RADICULAR EM ÁREAS DE PISOTEIO DE GADO. ESTUDO DE CASO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JACAREÍ (SP). REVISTA GEONORTE, 5(21), 5–9. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1484