A AMAZÔNIA NO CONTEXTO DA GEOGRAFIA ESCOLAR, UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DISCENTE

The Amazon in the context of school geography, a necessary discussion from student perception

Autores

  • Renata Maria da Silva SEDUC/MT

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.47.177.194

Palavras-chave:

Amazônida; Percepção Discente; Ensino de Geografia; Norte mato-grossense.

Resumo

Ao longo de décadas a Amazônia enfrenta formas variadas de saques, violações e espoliação, fenômenos que se intensificaram com o avanço do capital. Mediante a lógica capitalista, é vista apenas como recurso e fonte inesgotável de riquezas. Suas particularidades e sua sociobiodiversidade são desconsideradas e, muitas vezes, negadas. Esta pesquisa se caracteriza como exploratória, com abordagem quali-quantitativa, os procedimentos utilizados consistiram em levantamento e análise bibliográfica, documental e pesquisa de campo. O objetivo deste estudo é analisar como os estudantes do 8º do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada no norte do estado de Mato Grosso, percebem a Amazônia no contexto da Geografia Escolar. Parte dos resultados revelou que a maioria dos participantes identifica a Amazônia como uma “floresta”, habitada apenas por “índios e animais”, cuja manutenção é muito importante para a produção de oxigênio. Sobre a localização, muitos discentes responderam que a Amazônia fica no estado do Amazonas, portanto, não se identificam como amazônida. A situação é preocupante, pois esses alunos desconhecem a temática proposta e ocorre uma negativa voluntária ou involuntária da Amazônia em suas vidas, fato que pode colaborar para o descaso, a desconsideração e o desinteresse da sociedade no tocante à realidade socioambiental da maior floresta tropical do planeta.

Biografia do Autor

Renata Maria da Silva , SEDUC/MT

Universidade Federal de Rondônia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Velho, Brasil.

https://orcid.org/0000-0003-3919-962X

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Publicado

2024-01-09

Como Citar

Maria da Silva , R. . (2024). A AMAZÔNIA NO CONTEXTO DA GEOGRAFIA ESCOLAR, UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DISCENTE: The Amazon in the context of school geography, a necessary discussion from student perception. REVISTA GEONORTE, 15(47), 177–194. https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.47.177.194