GENDER EMPOWERMENT: INTERFACE WITH GEOGRAPHIC SPACE AND SUSTAINABILITY

Autores/as

  • Cláudia Aparecida Avelar Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Paulo Fernando Braga Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Simone Costa Nunes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.50.150.170

Palabras clave:

Women; Racism; Female geography; Education; Workforce.

Resumen

The objective of this work is to analyze empowerment based on gender and racial equality in Brazilian society. We have performed documental and quantitative research using data extracted from the Brazilian Institute of Geography and Statistics, Center of Educational, Cultural and Community Action Studies and Research and Union Socioeconomic Statistics and Studies Department databases. The data indicates that girls present greater age-grade distortion than boys, and the black population is at a disadvantage compared to the white population in higher education from ages 18 to 24. Black women are at a disadvantage in relation to black men, as white women are with white men in terms of inclusion in the Brazilian workforce and average salaries. In addition, they are under-represented in managerial positions, and there is a disadvantage in terms of gender in every state in Brazil. Black women suffer the most social inequality in the workforce. This study considers the criterion of race, because black people make up more than half of the Brazilian population. The female and racial geography, it points out that social and racial inequality is a compromising factor for achieving the goal of the 2030 Agenda.

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Biografía del autor/a

Cláudia Aparecida Avelar Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS). Pós-doutorado em Geografia- Tratamento da informação espacial.  Estágio Pós-doutoral em Administração pelo Programa de Pós graduação em Administração- PUC MINAS. Linha de pesquisa: Pessoas, Trabalho e Sociedade: Diversidade nas organizações. Grupo de Pesquisa GEDI- Grupo de Estudos de Gestão, Diversidade e Inclusão; NUPEGS- Núcleo de Pesquisa em Ética e Gestão Social/PPGA-PUC Minas; Geografia- Fluxos e análises espaciais e NEHRUT-  Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho. Mestre em Administração pelo Centro Universitário UNA. Graduada em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) no curso de farmácia e bioquímica. Tem especialização em administração de serviços de saúde e saúde pública (UNAERP), MBA em Gestão de Organizações Hospitalares e Serviços de saúde (FGV) e Assistência Farmacêutica no SUS (UFSC).

Paulo Fernando Braga Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), especialização em Educação Matemática pela FAFI-BH, mestrado em Geografia-Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), doutorado em Geografia-Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), pós-doutorado em Geografia pela UFMG . Atualmente é professor e Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Geografia-Tratamento da Informação Espacial da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, da graduação (departamentos de Matemática e de Geografia) e Coordena o curso de Pós-Graduação em Geoprocessamento de Análise Espacial na mesma instituição. Membro do Núcleo de Inteligência Social (NIS/PUC Minas).

Simone Costa Nunes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorado (2007) e Mestrado (1999) em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, nas áreas de Novas Tecnologias Gerenciais e Organizações e Recursos Humanos, respectivamente; Graduação em Administração (1990). Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (desde 1998). Desde 2008, faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/PUC Minas. 

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Publicado

2024-05-04

Cómo citar

Ferreira, C. A. A., Carvalho, P. F. B. ., & Nunes, S. C. . (2024). GENDER EMPOWERMENT: INTERFACE WITH GEOGRAPHIC SPACE AND SUSTAINABILITY. REVISTA GEONORTE, 15(50). https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.50.150.170