GENDER EMPOWERMENT: INTERFACE WITH GEOGRAPHIC SPACE AND SUSTAINABILITY

Autores

  • Cláudia Aparecida Avelar Ferreira Pontífícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Paulo Fernando Braga Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Simone Costa Nunes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.50.150.170

Palavras-chave:

Mulheres; Racismo; Geografia feminina; Educação; Mercado de Trabalho.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o empoderamento a partir da igualdade de gênero e raça na sociedade brasileira. Foi realizada pesquisa documental e quantitativa, sendo os dados extraídos das bases de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. As informações apontam que as meninas apresentam maior distorção idade – série que os meninos; e a população negra em desvantagem à população branca no ensino superior, na idade de 18 a 24 anos. As mulheres negras estão em desvantagem, em relação aos homens negros e às mulheres e aos homens brancos, no que se refere à inclusão no mercado de trabalho brasileiro e ao rendimento financeiro médio; além disso, elas estão subrepresentadas nos cargos de gestão/diretoria e em desvantagem de gênero em todas as unidades federativas do Brasil. A mulher Negra, no mercado de trabalho, está em pior nível de desigualdade social. O estudo traz o critério raça, uma vez que a população do Brasil é composta por mais de 50% de pessoas negras. A geografia feminina e racial, assinala que a desigualdade social e racial é um fator comprometedor para alcançar o objetivo da Agenda 2030.

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Biografia do Autor

Cláudia Aparecida Avelar Ferreira, Pontífícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS). Pós-doutorado em Geografia- Tratamento da informação espacial.  Estágio Pós-doutoral em Administração pelo Programa de Pós graduação em Administração- PUC MINAS. Linha de pesquisa: Pessoas, Trabalho e Sociedade: Diversidade nas organizações. Grupo de Pesquisa GEDI- Grupo de Estudos de Gestão, Diversidade e Inclusão; NUPEGS- Núcleo de Pesquisa em Ética e Gestão Social/PPGA-PUC Minas; Geografia- Fluxos e análises espaciais e NEHRUT-  Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho. Mestre em Administração pelo Centro Universitário UNA. Graduada em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) no curso de farmácia e bioquímica. Tem especialização em administração de serviços de saúde e saúde pública (UNAERP), MBA em Gestão de Organizações Hospitalares e Serviços de saúde (FGV) e Assistência Farmacêutica no SUS (UFSC).

Paulo Fernando Braga Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), especialização em Educação Matemática pela FAFI-BH, mestrado em Geografia-Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), doutorado em Geografia-Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), pós-doutorado em Geografia pela UFMG . Atualmente é professor e Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Geografia-Tratamento da Informação Espacial da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, da graduação (departamentos de Matemática e de Geografia) e Coordena o curso de Pós-Graduação em Geoprocessamento de Análise Espacial na mesma instituição. Membro do Núcleo de Inteligência Social (NIS/PUC Minas).

Simone Costa Nunes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorado (2007) e Mestrado (1999) em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, nas áreas de Novas Tecnologias Gerenciais e Organizações e Recursos Humanos, respectivamente; Graduação em Administração (1990). Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (desde 1998). Desde 2008, faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/PUC Minas. 

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Publicado

2024-05-04

Como Citar

Ferreira, C. A. A., Carvalho, P. F. B. ., & Nunes, S. C. . (2024). GENDER EMPOWERMENT: INTERFACE WITH GEOGRAPHIC SPACE AND SUSTAINABILITY. REVISTA GEONORTE, 15(50). https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.50.150.170

Edição

Seção

Artigos