CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DE AMBIENTES SEMIÁRIDOS
EXPERIÊNCIA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2025.V.16.N.53.252.280Resumo
Fatores socioeconômicos como, adensamento populacional, desmatamento, industrialização dentre outros, têm sido responsáveis, pela crescente degradação do meio ambiente. Tendo em vista a definição de que um Sistema Ambiental corresponde a um conjunto de elementos e das relações entre si e entre os seus atributos, neste contexto se torna importante ressaltar a necessidade do desenvolvimento de ações que conservem a natureza e que tenham como foco buscar estratégias capazes de levantar, ponderar e integrar dados dos componentes dos ecossistemas. Desse modo, esse trabalho tem como objetivo, realizar uma caracterização das unidades de paisagem da Bacia Hidrográfica do Rio Seridó. A pesquisa apresenta-se como descritiva quanto ao seu objetivo, demandando emprego de levantamento bibliográfico e cartográfico associado à pesquisa de campo, para mapeamento das unidades de paisagem. O levantamento bibliográfico subsidiou a discussão conceitual, enquanto a base cartográfica possibilitou o conhecimento integrado dos elementos ambientais, referentes ao relevo, clima, solos e vegetação. Como resultados destaca-se, em termos gerais, um clima semiárido, solos rasos e pedregosos desenvolvidos através da predominância de um intemperismo físico, uma vegetação de Caatinga hiperxerófila e a presença de rios intermitentes e/ou efêmeros, por vezes, perenizados através da construção de médios e grandes reservatórios hídricos. Com isso, apresentamos aqui uma revisão geral sobre a as unidades da paisagem da Bacia Hidrográfica do Rio Seridó. Onde a identificação dos padrões de organização da mesma assume grande importância nas ciências ambientais, pois, estes se constituem como ferramentas que oferecem subsídios no que se refere à resolução dos problemas socioambientais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA GEONORTE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).