O PENSAMENTO SISTÊMICO E SUA APLICABILIDADE NO ESTUDO SOBRE AS MUDANÇAS NAS PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

Autores

  • Carlos Silva da Costa Brito Universidade Federal do Amazonas
  • Miguel Sá de Souza Brito SEDUC-AM

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.14.N.45.42.54

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Ambiental; Teoria Geral dos Sistemas, Teoria Geossistemica.

Resumo

O debate referente à questão da Educação Ambiental (EA), esta se faz relevante por não se tratar de um tema novo, haja vista que passou a ser discutido, de forma não direta, a partir das Conferências Mundiais sobre Preservação do Meio Ambiente, a exemplo a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano (Conferência de Estocolmo) realizada em Estocolmo, Suécia, no ano de 1972. Porém, o cenário mundial cada vez mais discordante da relevância deste debate, motivou a produção desta pesquisa. Na ciência, observa-se um fortalecimento do pensamento sistêmico que passa a reconhecer sistemas mais complexos e não-lineares, oriundos de Teorias como a autopoiese, fractais, estruturas dissipativas e Teoria do Caos que passam a embasar o chamado paradigma da Complexidade. A partir deste cenário, o presente trabalho busca adentrar, de forma breve, o debate sobre a Teoria dos Sistemas e sua aplicabilidade teórico/metodológica no estudo sobre as mudanças nas propostas de Educação Ambiental e a Formação do Professor de Geografia.

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Publicado

2023-09-04

Como Citar

Silva da Costa Brito, C., & Sá de Souza Brito, M. (2023). O PENSAMENTO SISTÊMICO E SUA APLICABILIDADE NO ESTUDO SOBRE AS MUDANÇAS NAS PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA . REVISTA GEONORTE, 14(45). https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.14.N.45.42.54