AS PREMISSAS CONTRADITÓRIAS DA DESTERRITORIALIZAÇÃO E A RETERRITORIALIZAÇÃO

UM ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE TRADICIONAL DO IRATAPURU/AP

Autores

  • Karoline Fernades Siqueira Campos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Marcelo Rodrigues Mendonça Universidade Federal de Goiás
  • Vinícius Batista Campos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Paulo Lucas Cândido de Farias Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2022.V.13.N.42.51.68

Palavras-chave:

Dilema, Comunidade tradicional, Laranjal do Jari/AP

Resumo

O território da Comunidade Tradicional do Iratapuru/Amapá foi impactado com a implantação da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, transformando não apenas estruturalmente as moradias, mas criando efeitos duradouros na identidade dos seus lares, que gerou a perda da identidade territorial. O presente estudo visa por meio dos olhares dos moradores - relatos vividos - elucidar a perspectiva do antes e o depois. Nesta perspectiva foram utilizados os preceitos metodológicos com base na revisão de literatura, ampliando a discussão da problemática em questão, e de modo qualitativo usar as entrevistas e conversas semiestruturadas para melhor compreender a realidade dos envolvidos. Diante da narrativa dialogada, apresentará quais alterações e dinâmicas foram diagnosticados, bem como o novo estilo de vida, com implicações sociais, as quais não apresentaram melhoras significativas na vida dos povos locais.

Referências

AZEVEDO, R. F. de. A questão legal e ambiental das barragens ‘free the rivers and the minds will follow’. In: FREITAS, V. P. de (coord.). Direito ambiental em evolução. Curitiba: Juruá, 2002.

BAUMAN, Z. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CASTELLS, M. O poder da identidade. Trad. Klauss Brandini Gerhardt. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

CASTELLS, M. O poder da identidade. Trad. Klauss Brandini Gerhardt. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

CRUZ, C. R. Percepção e Territorialidade no Parque Itaimbé de Santa Maria/RS. Santa Maria: 2008. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Maria, 2008.

DELEUZE, G. Diferença e repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

GUATARRI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografia do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.

HAESBAERT, R. Da desterritorialização à multiterritorialidade. Boletim Gaúcho de Geografia, n. 29, p. 11-24, 2003.

HAESBAERT, R. Da Desterritorialização à Multiterritorialidade. In: X ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, X, Universidade de São Paulo, 20 a 26, mar., 2005. Anais... São Paulo: USP, 2005.

HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

HOLZER, W. Uma discussão fenomenológica sobre os conceitos de paisagem e lugar, território e meio ambiente. Revista Território, Rio de Janeiro, v. II, n. 3, p. 77-85, jul./dez. 1997.

MARTINS, J. de S. A chegada do estranho. São Paulo: Hucitec, 1993.

NEVES, G. R. Territorialidade, desterritorialidade, novas territorialidades (algumas notas). In: SANTOS, M.; SOUZA, M. A. A.; SILVEIRA, M. L. Território, globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec/ANPUR, 1996. p. 270-282.

RIBEIRO, D. O povo brasileiro. 2. ed. Companhia das Letras: São Paulo, 1995.

SANTOS, M. A. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. 5. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.

SANTOS, M. Da totalidade ao lugar. São Paulo: EDUSP, 2005.

SPOSITO, E. S. Geografia e Filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Editora da Unesp, 2004.

VAINER, C. B. Águas para a vida, não para a morte. Notas para uma história do Movimento de Atingidos por Barragens no Brasil, 2008. Disponível em: http://www.observabarragem.ippur.ufrj.br. Acesso em: 15 set. 2014.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

Fernades Siqueira Campos, K., Rodrigues Mendonça, M., Batista Campos, V., & Lucas Cândido de Farias, P. (2022). AS PREMISSAS CONTRADITÓRIAS DA DESTERRITORIALIZAÇÃO E A RETERRITORIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE TRADICIONAL DO IRATAPURU/AP. REVISTA GEONORTE, 13(42). https://doi.org/10.21170/geonorte.2022.V.13.N.42.51.68

Edição

Seção

Artigos