Proposta de um Percurso Investigativo para Pesquisas em Educação em Ciências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.65337/recsa.vol4.19256

Palabras clave:

Educação em Ciências, Formação acadêmica, Metodologia de pesquisa, Pesquisa científica, Percurso investigativo

Resumen

Este texto apresenta um percurso investigativo voltado à organização e ao desenvolvimento de pesquisas em Educação em Ciências, aplicável a Trabalhos de Conclusão de Curso, dissertações, teses e outros estudos acadêmicos. O objetivo do texto é orientar pesquisadores, especialmente iniciantes, na compreensão e articulação dos principais elementos que estruturam uma investigação científica, desde a definição da abordagem metodológica até a sistematização dos resultados. A metodologia adotada baseia-se na reflexão crítica da experiência acadêmica dos autores em processos de orientação e avaliação de pesquisas, articulada à descrição detalhada das etapas do fazer científico. São discutidos aspectos como escolha do tema, formulação da pergunta e do problema de pesquisa, justificativa, hipótese, objetivos, fundamentação teórica, percurso metodológico, ética em pesquisas com seres humanos, técnicas de coleta e análise de dados, cronograma e referências. Como resultado, o texto oferece um guia estruturado e flexível que favorece o planejamento, a coerência interna e a qualidade das pesquisas em Educação em Ciências, respeitando as especificidades de diferentes enfoques metodológicos. Conclui-se que a utilização consciente desse percurso investigativo contribui para o fortalecimento da autoria acadêmica, para a clareza do processo investigativo e para a produção de conhecimento científico consistente e socialmente relevante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CAIXETA, J.E. Normas da ABNT. Uma síntese. Material Didático. Texto não publicado. Faculdade UnB Planaltina, Planaltina, 2024.

CAIXETA, J. E.; MÓL, G. de S. Técnicas de análise de informações em pesquisas na interface da educação com a psicologia. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/ artigo/visualizar/112729>. Acesso em: 13 out. 2025.

CAIXETA, J.E.; MÓL, G. de S. Orientações Metodológicas Iniciais para Pesquisa Qualitativa no Ensino de Ciências Inclusivo. In: CAIXETA, J.E.; SOUSA, M. do A. de; SANTOS, P.F.; SILVA, R.L.J. da. (org). Inclusão, Educação e Psicologia: mediações possíveis em diferentes espaços de aprendizagem. Campos de Goytacazes: Encontrografia, 2020, p. 43-75.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Magda Lopes. 3ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FLICK, U. Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 34 ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

MOL, G. de S. Pesquisa qualitativa em Ensino de Química. Revista Pesquisa Qualitativa, v.5, n.9, p. 495-513, 2017.

NUNES, S.; NERI, B.; LUZ, M. CAIXETA, J.E. Identidade do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e suas características regionais. In: SILVA, D.M.S. da. (org). Quem é o/a licenciado/a em Ciências Naturais/da Natureza? Perspectivas profissionais. Coletânea dos textos do III CONCINAT. Campos de Goytacazes: Brasil Multicultural, 2019.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

YIN, R. Metodologia Qualitativa: do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

Publicado

2026-02-03

Cómo citar

MÓL, G. de S.; CAIXETA, J. E.; SILVA, W. P. da. Proposta de um Percurso Investigativo para Pesquisas em Educação em Ciências. Revista Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia, [S. l.], v. 4, p. 03–12, 2026. DOI: 10.65337/recsa.vol4.19256. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/recsa/article/view/19256. Acesso em: 4 feb. 2026.

Número

Sección

Ensaios teóricos