Proposta de um Percurso Investigativo para Pesquisas em Educação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.65337/recsa.vol4.19256Palabras clave:
Educação em Ciências, Formação acadêmica, Metodologia de pesquisa, Pesquisa científica, Percurso investigativoResumen
Este texto apresenta um percurso investigativo voltado à organização e ao desenvolvimento de pesquisas em Educação em Ciências, aplicável a Trabalhos de Conclusão de Curso, dissertações, teses e outros estudos acadêmicos. O objetivo do texto é orientar pesquisadores, especialmente iniciantes, na compreensão e articulação dos principais elementos que estruturam uma investigação científica, desde a definição da abordagem metodológica até a sistematização dos resultados. A metodologia adotada baseia-se na reflexão crítica da experiência acadêmica dos autores em processos de orientação e avaliação de pesquisas, articulada à descrição detalhada das etapas do fazer científico. São discutidos aspectos como escolha do tema, formulação da pergunta e do problema de pesquisa, justificativa, hipótese, objetivos, fundamentação teórica, percurso metodológico, ética em pesquisas com seres humanos, técnicas de coleta e análise de dados, cronograma e referências. Como resultado, o texto oferece um guia estruturado e flexível que favorece o planejamento, a coerência interna e a qualidade das pesquisas em Educação em Ciências, respeitando as especificidades de diferentes enfoques metodológicos. Conclui-se que a utilização consciente desse percurso investigativo contribui para o fortalecimento da autoria acadêmica, para a clareza do processo investigativo e para a produção de conhecimento científico consistente e socialmente relevante.
Descargas
Citas
CAIXETA, J.E. Normas da ABNT. Uma síntese. Material Didático. Texto não publicado. Faculdade UnB Planaltina, Planaltina, 2024.
CAIXETA, J. E.; MÓL, G. de S. Técnicas de análise de informações em pesquisas na interface da educação com a psicologia. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/ artigo/visualizar/112729>. Acesso em: 13 out. 2025.
CAIXETA, J.E.; MÓL, G. de S. Orientações Metodológicas Iniciais para Pesquisa Qualitativa no Ensino de Ciências Inclusivo. In: CAIXETA, J.E.; SOUSA, M. do A. de; SANTOS, P.F.; SILVA, R.L.J. da. (org). Inclusão, Educação e Psicologia: mediações possíveis em diferentes espaços de aprendizagem. Campos de Goytacazes: Encontrografia, 2020, p. 43-75.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Magda Lopes. 3ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FLICK, U. Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 34 ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
MOL, G. de S. Pesquisa qualitativa em Ensino de Química. Revista Pesquisa Qualitativa, v.5, n.9, p. 495-513, 2017.
NUNES, S.; NERI, B.; LUZ, M. CAIXETA, J.E. Identidade do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e suas características regionais. In: SILVA, D.M.S. da. (org). Quem é o/a licenciado/a em Ciências Naturais/da Natureza? Perspectivas profissionais. Coletânea dos textos do III CONCINAT. Campos de Goytacazes: Brasil Multicultural, 2019.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
YIN, R. Metodologia Qualitativa: do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Revista Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.