//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/recsa/issue/feedRevista Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia2025-12-12T01:28:16+00:00Open Journal Systems<p>A Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia - RECSA - é uma publicação científica vinculada ao Instituto de Saúde e Biotecnologia da UFAM. De caráter interdisciplinar, a revista tem como foco principal a divulgação de pesquisas e reflexões teóricas que dialoguem com as realidades amazônicas, promovendo a integração entre os saberes da educação, das ciências naturais e humanas, da tecnologia e as dinâmicas sociais e culturais que compõem a região. A revista nasce da necessidade de dar visibilidade às produções científicas que emergem da Amazônia, especialmente aquelas que se debruçam sobre os desafios e potencialidades locais, incentivando o intercâmbio entre pesquisadores, estudantes, profissionais e comunidades da região e de outras partes do Brasil e do mundo. A Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia publicará edições em fluxo contínuo, aceitando contribuições em português, inglês e espanhol, e está aberta à colaboração de autores vinculados a instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior.</p>//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/recsa/article/view/19125Ligas Acadêmicas em foco: articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade Pública2025-12-11T19:28:16+00:00Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchiklenicy@gmail.comFernando Albuquerque Luz fernandoaluz@gmail.comJefferson Ferreira dos Santosjfdsantos@ufam.edu.brSalatiel da Rocha Gomessalatiel.gomes@ufam.edu.brTiago Gonçalves Santosgstiago@ufam.edu.br<p>A Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia (RECSA) tem como missão reunir e divulgar experiências inovadoras e pesquisas que dialogam com os desafios contemporâneos do ensino, da ciência e da vida social no contexto Amazônico. Para isso, nada melhor do que apresentar as atividades que vêm acontecendo por meio de práticas exitosas realizadas por agremiações estudantis na modalidade denominada de Ligas Acadêmicas, contemplando atividades que fortalecem a tríade universitária e a responsabilidade social que a academia apresenta para a comunidade. É nesse horizonte que esta edição, intitulada “<em>Dossiê das Ligas Acadêmicas de Ensino</em>”, foi concebida. Seu objetivo é trazer para o centro do debate uma temática que vem crescendo em relevância, inovação e amplitude no cenário universitário brasileiro: as Ligas Acadêmicas de Ensino, compreendida como coletivos estudantis que articulam de forma criativa e transformadora os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão.</p>2025-09-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/recsa/article/view/19127Polinização e Conservação da Biodiversidade: uma Sequência Didática multidisciplinar com atividades experimentais2025-12-11T20:01:13+00:00Tayson Barbosa Gomestaysonbarbosa75@gmail.comFernando Albuquerque Luzfernandoaluz@gmail.com<p>Este trabalho apresenta a aplicação de uma sequência didática (SD) com enfoque multidisciplinar sobre o tema “Polinização e conservação da biodiversidade”, voltada ao Ensino Médio e alinhada à habilidade EM13CNT206 da BNCC. A proposta foi desenvolvida pela Liga Acadêmica de Ensino de Biologia da UFAM e aplicada a 45 alunos de uma escola estadual de Coari-AM. A sequência foi estruturada em quatro etapas, integrando conteúdos de Biologia, Química, Física e Conservação da Biodiversidade; A SD foi composta de atividades experimentais e lúdicas. Os resultados mostraram que o desconhecimento sobre o tema ainda é elevado entre os estudantes pesquisados, porém ao longo da aplicação da sequência a avaliação indicou aumento no conhecimento dos alunos sobre o tema, além de grande aceitação das atividades práticas. Os dados reforçam a importância da interdisciplinaridade e da experimentação como estratégias eficazes para o ensino de Ciências, promovendo maior engajamento e compreensão dos temas ambientais. A proposta destaca a relevância das abelhas como polinizadoras essenciais à biodiversidade, enfatizando a urgência de sua preservação.</p>2025-09-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/recsa/article/view/19126As Ligas Acadêmicas de Extensão Universitária: concepções, tendências e panorama científico2025-12-11T20:11:01+00:00 Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchiklenicy@ufam.edu.brSalatiel da Rocha Gomessalatiel.gomes@ufam.edu.br<p>O artigo discute as Ligas Acadêmicas de Extensão Universitária como modalidade de integração entre ensino, pesquisa e extensão no Brasil, destacando suas concepções, tendências e panorama científico. A partir de uma revisão sistemática da literatura, foram identificadas 12 produções acadêmicas entre 2013 e 2023, majoritariamente na área da saúde, sobretudo na medicina, evidenciando uma tradição histórica assistencialista e de fortalecimento da educação médica. Observou-se, contudo, a escassez de estudos em outras áreas e a assimetria regional, com ausência de pesquisas na região Norte. As análises revelam quatro funções principais assumidas pelas ligas: espaços de inserção e aprendizagem no mundo do trabalho; complementação das atividades de ensino e pesquisa, embora com risco de descaracterizar seu caráter extensionista; promoção de uma formação mais humanizada, pautada em valores éticos e sociais; e inovação pedagógica, com ênfase na interdisciplinaridade e no protagonismo discente. Conclui-se que, apesar dos avanços, ainda persiste a predominância da lógica médica e curricular. Defende-se, assim, uma extensão crítica e inclusiva, capaz de ampliar a atuação das ligas acadêmicas para além da saúde, fortalecendo o compromisso social da universidade.</p>2025-12-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/recsa/article/view/19128Do tabuleiro à aprendizagem significativa: o ensino do Plano Cartesiano com o jogo Batalha Naval como atividade da Liga Acadêmica de Matemática2025-12-11T20:35:03+00:00Jefferson Paes de Moraesjefferson.ufam@hotmail.comJefferson Ferreira dos Santosjfdsantos@ufam.edu.br<p>Este artigo apresenta uma proposta didática baseada na aplicação do jogo “Batalha Naval” adaptado a um <em>software</em> educativo, com o objetivo de ensinar conceitos fundamentais do plano cartesiano de forma lúdica a estudantes do 9º ano. A atividade, desenvolvida como parte de um projeto de TCC, foi aplicada em três turmas de uma escola pública de Coari-AM e demonstrou resultados expressivos na aprendizagem dos alunos. Propõe-se aqui a adaptação dessa experiência como uma ação formativa da Liga Acadêmica de Ensino de Matemática, voltada à promoção de práticas pedagógicas inovadoras entre licenciandos. A atividade visa integrar teoria e prática, promover formação docente crítica e proporcionar experiências de extensão com impacto educacional direto.</p>2025-09-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/recsa/article/view/19129Experimento sobre a presença de vitamina C em bebidas: uma proposta para aulas de Ciências2025-12-11T20:49:01+00:00Yasmim de Melo Limaymelo.yle@gmail.comJanderson Monteiro da Silvajandersonmonteiro38@gmail.comLucas Mendes de Matoslucasmattos8809@gmail.comFernando Albuquerque Luzfernandoaluz@gmail.com<p>A Ciências é uma disciplina que desenvolve a formação de cidadãos críticos que são capacitados a entender como ocorrem determinados fenômenos naturais, tomar decisões e se envolver na sociedade, contudo, vários estudantes possuem dificuldades nessa disciplina, essa dificuldade ocorre muitas vezes por falta de recursos na escola ou a lacuna em relacionar a teoria com o cotidiano. O objetivo principal deste trabalho foi mostrar a importância do uso do experimento da vitamina C para o ensino de Ciências no ensino fundamental. A abordagem metodológica progrediu em dois momentos, o primeiro foi a teoria na qual foi utilizado slide com tópicos em texto e imagens, o outro momento foi a prática que foi um experimento com vitamina C, ao final foi aplicado um questionário. Portanto, desenvolveu-se atividade experimental em uma escola estadual nos anos finais, foi notório que os alunos consideraram o experimento indispensável para compreender sobre vitamina C</p>2025-09-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/recsa/article/view/19130Educação em saúde no horizonte da Educação em Ciências: a institucionalização de uma liga acadêmica interdisciplinar como espaço de produção de saberes2025-12-11T21:19:47+00:00Salatiel da Rocha Gomessalatiel.gomes@ufam.edu.brMarcos Tulio da Silvartulioisb@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo analisar de que modo o processo de institucionalização de uma Liga Acadêmica Interdisciplinar de Educação em Saúde pode promover espaços de produção de saberes em interface com o campo da Educação em Ciências. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, utilizou registros de diário de campo e questionário com perguntas fechadas para subsidiar a análise em três eixos: institucionalização, acompanhamento e prospecção da Liga. O estudo fundamenta-se teoricamente em Mohr (2002) e Fazenda (1994, 1998), cujas contribuições permitiram sustentar as reflexões desenvolvidas, ressaltando a defesa de uma postura interdisciplinar nas ações extensionistas de Educação em Saúde. Nesse horizonte, buscou-se evidenciar o potencial formativo da Liga na promoção da formação integral dos estudantes, assim como sua contribuição para práticas mais solidárias, humanizadas e inclusivas no cotidiano acadêmico e social.</p>2025-09-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/recsa/article/view/19131Liga Acadêmica do Ensino de Química (LAEQ): experiências e contribuições para a formação docente no Contexto Amazônico2025-12-11T21:27:09+00:00Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchiklenicy@gmail.com<p>As Ligas Acadêmicas nas licenciaturas configuram-se como uma modalidade extensionista que vem crescendo ao longo dos anos, articulando-se com o ensino e à pesquisa e contribuindo tanto para a aproximação da comunidade com a universidade quanto para a formação docente. Este artigo tem por objetivo apresentar a trajetória, as ações e os impactos da Liga Acadêmica do Ensino de Química (LAEQ), vinculada ao Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM), campus Coari. A LAEQ busca ampliar a formação inicial e continuada de licenciandos em Ciências: Biologia e Química, promovendo a inovação pedagógica, a popularização da ciência e o fortalecimento da identidade docente. O percurso metodológico fundamenta-se em uma análise documental e relatos de experiência, destacando atividades como oficinas, minicursos, produção de jogos didáticos, atividades experimentais, participação em eventos científicos e ações extensionistas junto às escolas e as comunidades do Médio Solimões. Os resultados evidenciam que a LAEQ vem contribuindo para a qualificação da prática pedagógica, do desenvolvimento de competências docentes e do esclarecimento e melhoria do ensino de Ciências na região. Dessa forma, a LAEQ se consolida como um espaço formativo relevante e inovador para o ensino de Química no contexto amazônico.</p>2025-09-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/recsa/article/view/19132Experimentos na praça: divulgação científica promovido pela Liga Acadêmica do Ensino de Química2025-12-11T21:39:19+00:00Andreia Torres Lirajfdsantos@ufam.edu.brJoão Vinícius Machadojfdsantos@ufam.edu.brJefferson Ferreira Santosjfdsantos@ufam.edu.brKlenicy Kazumy de Lima Yamaguchiklenicy@ufam.edu.br<p>O presente trabalho relata a experiência da Liga Acadêmica do Ensino de Química (LAEQ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) durante o festival <em>Pint of Science</em>, realizado em Coari-AM. A ação, intitulada “Experimentos na Praça”, teve como objetivo promover a divulgação científica em espaço não formal, aproximando a comunidade da ciência de forma acessível e lúdica. Para tanto, foram realizados experimentos interativos e demonstrações didáticas, com destaque para a “Varinha Mágica”, que utiliza permanganato de potássio e álcool etílico em uma reação de oxirredução exotérmica, e a “Pasta de Elefante”, que explora a decomposição catalítica do peróxido de hidrogênio com produção de espuma abundante. Além dos experimentos, foi apresentada uma maquete sobre a evolução dos modelos atômicos, possibilitando a reflexão sobre a construção histórica do conhecimento científico. Os resultados evidenciaram grande receptividade da comunidade, especialmente entre crianças e adolescentes, que demonstraram curiosidade, entusiasmo e participação ativa. Para os acadêmicos da LAEQ, a experiência possibilitou o desenvolvimento de habilidades de mediação, comunicação e prática pedagógica, reafirmando o caráter formativo da extensão universitária. Assim, a atividade contribuiu para a democratização do conhecimento científico, reforçando a importância da Química no cotidiano e o compromisso da universidade com a sociedade.</p>2025-09-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/recsa/article/view/19134Experiências da Liga Acadêmica de Ensino de Física em Coari2025-12-12T00:43:52+00:00Jayllon Henrique Carneiro Carvalhojayllonhenrique@gmail.comTiago Gonçalves Santosgstiago@ufam.edu.br<p>O artigo apresenta a trajetória e as contribuições da Liga Acadêmica de Ensino de Física (LAEF) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), criada em 2023 no Instituto de Saúde e Biotecnologia, em Coari (AM). A iniciativa surge em resposta aos desafios estruturais e formativos enfrentados pelo ensino de Física na educação básica, especialmente na região amazônica, marcada pela escassez de professores licenciados e pela carência de infraestrutura laboratorial. O estudo tem como objetivo relatar e analisar as atividades da LAEF entre 2023 e 2025, evidenciando seu papel na integração entre ensino, pesquisa e extensão. A metodologia adotada consiste em análise documental e descritiva das ações realizadas, incluindo projetos de popularização da ciência, experimentação de baixo custo e formação docente. Os resultados indicam a consolidação de uma estrutura organizacional participativa, o fortalecimento da identidade estudantil e o impacto positivo das ações extensionistas na formação de futuros professores. Conclui-se que a LAEF representa um espaço inovador de aprendizagem e engajamento social, capaz de articular teoria e prática e contribuir para a valorização da educação científica na Amazônia.</p>2025-09-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia