Experiências da Liga Acadêmica de Ensino de Física em Coari

Autores

  • Jayllon Henrique Carneiro Carvalho Graduando em Ciências: Matemática e Física no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil
  • Tiago Gonçalves Santos Doutor em Física, Professor Adjunto do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5466-4273

DOI:

https://doi.org/10.65337/recsa.vol1.19134

Palavras-chave:

Ensino de Física, Formação docente, Extensão universitária, Popularização da ciência, Amazônia

Resumo

O artigo apresenta a trajetória e as contribuições da Liga Acadêmica de Ensino de Física (LAEF) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), criada em 2023 no Instituto de Saúde e Biotecnologia, em Coari (AM). A iniciativa surge em resposta aos desafios estruturais e formativos enfrentados pelo ensino de Física na educação básica, especialmente na região amazônica, marcada pela escassez de professores licenciados e pela carência de infraestrutura laboratorial. O estudo tem como objetivo relatar e analisar as atividades da LAEF entre 2023 e 2025, evidenciando seu papel na integração entre ensino, pesquisa e extensão. A metodologia adotada consiste em análise documental e descritiva das ações realizadas, incluindo projetos de popularização da ciência, experimentação de baixo custo e formação docente. Os resultados indicam a consolidação de uma estrutura organizacional participativa, o fortalecimento da identidade estudantil e o impacto positivo das ações extensionistas na formação de futuros professores. Conclui-se que a LAEF representa um espaço inovador de aprendizagem e engajamento social, capaz de articular teoria e prática e contribuir para a valorização da educação científica na Amazônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-09-08

Como Citar

CARVALHO, J. H. C. .; SANTOS, T. G. . Experiências da Liga Acadêmica de Ensino de Física em Coari. Revista Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia, [S. l.], v. 1, p. 53–56, 2025. DOI: 10.65337/recsa.vol1.19134. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/recsa/article/view/19134. Acesso em: 13 dez. 2025.