Experiências da Liga Acadêmica de Ensino de Física em Coari
DOI:
https://doi.org/10.65337/recsa.vol1.19134Palavras-chave:
Ensino de Física, Formação docente, Extensão universitária, Popularização da ciência, AmazôniaResumo
O artigo apresenta a trajetória e as contribuições da Liga Acadêmica de Ensino de Física (LAEF) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), criada em 2023 no Instituto de Saúde e Biotecnologia, em Coari (AM). A iniciativa surge em resposta aos desafios estruturais e formativos enfrentados pelo ensino de Física na educação básica, especialmente na região amazônica, marcada pela escassez de professores licenciados e pela carência de infraestrutura laboratorial. O estudo tem como objetivo relatar e analisar as atividades da LAEF entre 2023 e 2025, evidenciando seu papel na integração entre ensino, pesquisa e extensão. A metodologia adotada consiste em análise documental e descritiva das ações realizadas, incluindo projetos de popularização da ciência, experimentação de baixo custo e formação docente. Os resultados indicam a consolidação de uma estrutura organizacional participativa, o fortalecimento da identidade estudantil e o impacto positivo das ações extensionistas na formação de futuros professores. Conclui-se que a LAEF representa um espaço inovador de aprendizagem e engajamento social, capaz de articular teoria e prática e contribuir para a valorização da educação científica na Amazônia.
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