Experimentos na praça: divulgação científica promovido pela Liga Acadêmica do Ensino de Química

Autores

  • Andreia Torres Lira Graduanda em Ciências: Biologia e Química no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas
  • João Vinícius Machado Graduando em Ciências: Biologia e Química no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas
  • Jefferson Ferreira Santos Doutor em Biotecnologia, Professor Adjunto do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil https://orcid.org/0009-0008-6558-0620
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Doutora em Química, Professora Adjunta do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7998-410X

DOI:

https://doi.org/10.65337/recsa.vol1.19132

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino superior, Extensão universitária

Resumo

O presente trabalho relata a experiência da Liga Acadêmica do Ensino de Química (LAEQ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) durante o festival Pint of Science, realizado em Coari-AM. A ação, intitulada “Experimentos na Praça”, teve como objetivo promover a divulgação científica em espaço não formal, aproximando a comunidade da ciência de forma acessível e lúdica. Para tanto, foram realizados experimentos interativos e demonstrações didáticas, com destaque para a “Varinha Mágica”, que utiliza permanganato de potássio e álcool etílico em uma reação de oxirredução exotérmica, e a “Pasta de Elefante”, que explora a decomposição catalítica do peróxido de hidrogênio com produção de espuma abundante. Além dos experimentos, foi apresentada uma maquete sobre a evolução dos modelos atômicos, possibilitando a reflexão sobre a construção histórica do conhecimento científico. Os resultados evidenciaram grande receptividade da comunidade, especialmente entre crianças e adolescentes, que demonstraram curiosidade, entusiasmo e participação ativa. Para os acadêmicos da LAEQ, a experiência possibilitou o desenvolvimento de habilidades de mediação, comunicação e prática pedagógica, reafirmando o caráter formativo da extensão universitária. Assim, a atividade contribuiu para a democratização do conhecimento científico, reforçando a importância da Química no cotidiano e o compromisso da universidade com a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-09-08

Como Citar

LIRA, A. T. .; MACHADO, J. V. .; SANTOS, J. F. .; YAMAGUCHI, K. K. de L. Experimentos na praça: divulgação científica promovido pela Liga Acadêmica do Ensino de Química. Revista Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia, [S. l.], v. 1, p. 48–52, 2025. DOI: 10.65337/recsa.vol1.19132. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/recsa/article/view/19132. Acesso em: 13 dez. 2025.