Liga Acadêmica do Ensino de Química (LAEQ): experiências e contribuições para a formação docente no Contexto Amazônico
DOI:
https://doi.org/10.65337/recsa.vol1.19131Palavras-chave:
Formação docente, Ensino superior, Extensão universitáriaResumo
As Ligas Acadêmicas nas licenciaturas configuram-se como uma modalidade extensionista que vem crescendo ao longo dos anos, articulando-se com o ensino e à pesquisa e contribuindo tanto para a aproximação da comunidade com a universidade quanto para a formação docente. Este artigo tem por objetivo apresentar a trajetória, as ações e os impactos da Liga Acadêmica do Ensino de Química (LAEQ), vinculada ao Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM), campus Coari. A LAEQ busca ampliar a formação inicial e continuada de licenciandos em Ciências: Biologia e Química, promovendo a inovação pedagógica, a popularização da ciência e o fortalecimento da identidade docente. O percurso metodológico fundamenta-se em uma análise documental e relatos de experiência, destacando atividades como oficinas, minicursos, produção de jogos didáticos, atividades experimentais, participação em eventos científicos e ações extensionistas junto às escolas e as comunidades do Médio Solimões. Os resultados evidenciam que a LAEQ vem contribuindo para a qualificação da prática pedagógica, do desenvolvimento de competências docentes e do esclarecimento e melhoria do ensino de Ciências na região. Dessa forma, a LAEQ se consolida como um espaço formativo relevante e inovador para o ensino de Química no contexto amazônico.
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