Educação em saúde no horizonte da Educação em Ciências: a institucionalização de uma liga acadêmica interdisciplinar como espaço de produção de saberes

Autores

  • Salatiel da Rocha Gomes Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia, Professor Adjunto no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8877-2969
  • Marcos Tulio da Silva Doutor em Inovação Farmacêutica, Professor Adjunto do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7653-4944

DOI:

https://doi.org/10.65337/recsa.vol1.19130

Palavras-chave:

Educação em ciências, Educação em saúde, Liga acadêmica, Institucionalização, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar de que modo o processo de institucionalização de uma Liga Acadêmica Interdisciplinar de Educação em Saúde pode promover espaços de produção de saberes em interface com o campo da Educação em Ciências. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, utilizou registros de diário de campo e questionário com perguntas fechadas para subsidiar a análise em três eixos: institucionalização, acompanhamento e prospecção da Liga. O estudo fundamenta-se teoricamente em Mohr (2002) e Fazenda (1994, 1998), cujas contribuições permitiram sustentar as reflexões desenvolvidas, ressaltando a defesa de uma postura interdisciplinar nas ações extensionistas de Educação em Saúde. Nesse horizonte, buscou-se evidenciar o potencial formativo da Liga na promoção da formação integral dos estudantes, assim como sua contribuição para práticas mais solidárias, humanizadas e inclusivas no cotidiano acadêmico e social.

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Publicado

2025-09-08

Como Citar

GOMES, S. da R. .; SILVA, M. T. da . Educação em saúde no horizonte da Educação em Ciências: a institucionalização de uma liga acadêmica interdisciplinar como espaço de produção de saberes. Revista Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia, [S. l.], v. 1, p. 32–37, 2025. DOI: 10.65337/recsa.vol1.19130. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/recsa/article/view/19130. Acesso em: 13 dez. 2025.