Do tabuleiro à aprendizagem significativa: o ensino do Plano Cartesiano com o jogo Batalha Naval como atividade da Liga Acadêmica de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.65337/recsa.vol1.19128Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Atividades Lúdicas, Liga Acadêmica, Plano Cartesiano, Batalha NavalResumo
Este artigo apresenta uma proposta didática baseada na aplicação do jogo “Batalha Naval” adaptado a um software educativo, com o objetivo de ensinar conceitos fundamentais do plano cartesiano de forma lúdica a estudantes do 9º ano. A atividade, desenvolvida como parte de um projeto de TCC, foi aplicada em três turmas de uma escola pública de Coari-AM e demonstrou resultados expressivos na aprendizagem dos alunos. Propõe-se aqui a adaptação dessa experiência como uma ação formativa da Liga Acadêmica de Ensino de Matemática, voltada à promoção de práticas pedagógicas inovadoras entre licenciandos. A atividade visa integrar teoria e prática, promover formação docente crítica e proporcionar experiências de extensão com impacto educacional direto.
Downloads