Do tabuleiro à aprendizagem significativa: o ensino do Plano Cartesiano com o jogo Batalha Naval como atividade da Liga Acadêmica de Matemática

Autores

  • Jefferson Paes de Moraes Licenciado em Ciências: Matemática e Física pelo Instituto de Saúde e Biotecnologia, Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil
  • Jefferson Ferreira dos Santos Doutor em Biotecnologia, Professor Adjunto no Instituto de Saúde e Biotecnologia, Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil https://orcid.org/0009-0008-6558-0620

DOI:

https://doi.org/10.65337/recsa.vol1.19128

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Atividades Lúdicas, Liga Acadêmica, Plano Cartesiano, Batalha Naval

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta didática baseada na aplicação do jogo “Batalha Naval” adaptado a um software educativo, com o objetivo de ensinar conceitos fundamentais do plano cartesiano de forma lúdica a estudantes do 9º ano. A atividade, desenvolvida como parte de um projeto de TCC, foi aplicada em três turmas de uma escola pública de Coari-AM e demonstrou resultados expressivos na aprendizagem dos alunos. Propõe-se aqui a adaptação dessa experiência como uma ação formativa da Liga Acadêmica de Ensino de Matemática, voltada à promoção de práticas pedagógicas inovadoras entre licenciandos. A atividade visa integrar teoria e prática, promover formação docente crítica e proporcionar experiências de extensão com impacto educacional direto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-09-08

Como Citar

MORAES, J. P. de .; SANTOS, J. F. dos . Do tabuleiro à aprendizagem significativa: o ensino do Plano Cartesiano com o jogo Batalha Naval como atividade da Liga Acadêmica de Matemática. Revista Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia, [S. l.], v. 1, p. 17–26, 2025. DOI: 10.65337/recsa.vol1.19128. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/recsa/article/view/19128. Acesso em: 13 dez. 2025.