Polinização e Conservação da Biodiversidade: uma Sequência Didática multidisciplinar com atividades experimentais
DOI:
https://doi.org/10.65337/recsa.vol1.19127Palavras-chave:
Abelhas nativas, Experimentação, AmazôniaResumo
Este trabalho apresenta a aplicação de uma sequência didática (SD) com enfoque multidisciplinar sobre o tema “Polinização e conservação da biodiversidade”, voltada ao Ensino Médio e alinhada à habilidade EM13CNT206 da BNCC. A proposta foi desenvolvida pela Liga Acadêmica de Ensino de Biologia da UFAM e aplicada a 45 alunos de uma escola estadual de Coari-AM. A sequência foi estruturada em quatro etapas, integrando conteúdos de Biologia, Química, Física e Conservação da Biodiversidade; A SD foi composta de atividades experimentais e lúdicas. Os resultados mostraram que o desconhecimento sobre o tema ainda é elevado entre os estudantes pesquisados, porém ao longo da aplicação da sequência a avaliação indicou aumento no conhecimento dos alunos sobre o tema, além de grande aceitação das atividades práticas. Os dados reforçam a importância da interdisciplinaridade e da experimentação como estratégias eficazes para o ensino de Ciências, promovendo maior engajamento e compreensão dos temas ambientais. A proposta destaca a relevância das abelhas como polinizadoras essenciais à biodiversidade, enfatizando a urgência de sua preservação.
Downloads