Polinização e Conservação da Biodiversidade: uma Sequência Didática multidisciplinar com atividades experimentais

Autores

  • Tayson Barbosa Gomes Graduando em Ciências: Biologia e Química do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil https://orcid.org/0009-0004-8310-5840
  • Fernando Albuquerque Luz Doutor em Ecologia, Professor Adjunto do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3427-9543

DOI:

https://doi.org/10.65337/recsa.vol1.19127

Palavras-chave:

Abelhas nativas, Experimentação, Amazônia

Resumo

Este trabalho apresenta a aplicação de uma sequência didática (SD) com enfoque multidisciplinar sobre o tema “Polinização e conservação da biodiversidade”, voltada ao Ensino Médio e alinhada à habilidade EM13CNT206 da BNCC. A proposta foi desenvolvida pela Liga Acadêmica de Ensino de Biologia da UFAM e aplicada a 45 alunos de uma escola estadual de Coari-AM. A sequência foi estruturada em quatro etapas, integrando conteúdos de Biologia, Química, Física e Conservação da Biodiversidade; A SD foi composta de atividades experimentais e lúdicas. Os resultados mostraram que o desconhecimento sobre o tema ainda é elevado entre os estudantes pesquisados, porém ao longo da aplicação da sequência a avaliação indicou aumento no conhecimento dos alunos sobre o tema, além de grande aceitação das atividades práticas. Os dados reforçam a importância da interdisciplinaridade e da experimentação como estratégias eficazes para o ensino de Ciências, promovendo maior engajamento e compreensão dos temas ambientais. A proposta destaca a relevância das abelhas como polinizadoras essenciais à biodiversidade, enfatizando a urgência de sua preservação.

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Publicado

2025-09-08

Como Citar

GOMES, T. B. .; LUZ, F. A. Polinização e Conservação da Biodiversidade: uma Sequência Didática multidisciplinar com atividades experimentais. Revista Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia, [S. l.], v. 1, p. 04–09, 2025. DOI: 10.65337/recsa.vol1.19127. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/recsa/article/view/19127. Acesso em: 13 dez. 2025.