As Ligas Acadêmicas de Extensão Universitária: concepções, tendências e panorama científico
DOI:
https://doi.org/10.65337/recsa.vol1.19126Palavras-chave:
Ligas Acadêmicas, Extensão universitária, Formação estudantil, Inovação pedagógicaResumo
O artigo discute as Ligas Acadêmicas de Extensão Universitária como modalidade de integração entre ensino, pesquisa e extensão no Brasil, destacando suas concepções, tendências e panorama científico. A partir de uma revisão sistemática da literatura, foram identificadas 12 produções acadêmicas entre 2013 e 2023, majoritariamente na área da saúde, sobretudo na medicina, evidenciando uma tradição histórica assistencialista e de fortalecimento da educação médica. Observou-se, contudo, a escassez de estudos em outras áreas e a assimetria regional, com ausência de pesquisas na região Norte. As análises revelam quatro funções principais assumidas pelas ligas: espaços de inserção e aprendizagem no mundo do trabalho; complementação das atividades de ensino e pesquisa, embora com risco de descaracterizar seu caráter extensionista; promoção de uma formação mais humanizada, pautada em valores éticos e sociais; e inovação pedagógica, com ênfase na interdisciplinaridade e no protagonismo discente. Conclui-se que, apesar dos avanços, ainda persiste a predominância da lógica médica e curricular. Defende-se, assim, uma extensão crítica e inclusiva, capaz de ampliar a atuação das ligas acadêmicas para além da saúde, fortalecendo o compromisso social da universidade.
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