Ligas Acadêmicas em foco: articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade Pública

Autores

  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Doutora em Química, Professora Adjunta no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7998-410X
  • Fernando Albuquerque Luz Doutor em Ecologia, Professor Adjunto do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3427-9543
  • Jefferson Ferreira dos Santos 2 Doutor em Biotecnologia, Professor Adjunto no Instituto de Saúde e Biotecnologia, Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil https://orcid.org/0009-0004-8310-5840
  • Salatiel da Rocha Gomes Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia, Professor Adjunto no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8877-2969
  • Tiago Gonçalves Santos Doutor em Física, Professor Adjunto do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5466-4273

DOI:

https://doi.org/10.65337/recsa.vol1.19125

Resumo

A Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia (RECSA) tem como missão reunir e divulgar experiências inovadoras e pesquisas que dialogam com os desafios contemporâneos do ensino, da ciência e da vida social no contexto Amazônico. Para isso, nada melhor do que apresentar as atividades que vêm acontecendo por meio de práticas exitosas realizadas por agremiações estudantis na modalidade denominada de Ligas Acadêmicas, contemplando atividades que fortalecem a tríade universitária e a responsabilidade social que a academia apresenta para a comunidade. É nesse horizonte que esta edição, intitulada “Dossiê das Ligas Acadêmicas de Ensino”, foi concebida. Seu objetivo é trazer para o centro do debate uma temática que vem crescendo em relevância, inovação e amplitude no cenário universitário brasileiro: as Ligas Acadêmicas de Ensino, compreendida como coletivos estudantis que articulam de forma criativa e transformadora os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-09-08

Como Citar

YAMAGUCHI, K. K. de L.; ALBUQUERQUE LUZ , F. .; SANTOS, J. F. dos; GOMES, S. da R.; SANTOS, T. G. Ligas Acadêmicas em foco: articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade Pública. Revista Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia, [S. l.], v. 1, p. 02–03, 2025. DOI: 10.65337/recsa.vol1.19125. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/recsa/article/view/19125. Acesso em: 13 dez. 2025.