A IMPORTÂNCIA DE PALESTRAS EDUCATIVAS COM ENFOQUE NOS TEMAS TRANSVERSAIS

Autores

  • Andreia Noia Crispim Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Valessa Caroline Felix dos Santos Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Viviane Guedes de Oliveira Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Jorge Almeida de Menezes Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

Através de estudos relacionados à educação, os temas transversais estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva e com a afirmação do princípio da participação política. Com isso, percebeu-se que esses temas devem ser trabalhados, de forma transversal, nas áreas e/ou disciplinas já existentes. Por este motivo, resolveu-se trabalhar os temas transversais na escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho – GM3. Com os objetivos de compreender o que são os temas transversais, explanar qual o significado dos temas transversais abordados, explicar e abordar os temas transversais, para uma melhor compreensão aos alunos. A partir disso elaborou-se este projeto contendo todos os temas transversais que foram desenvolvidos gradativamente na escola. No trabalho abordou-se também os PCN’s, pois eles devem ser relacionados à vida escolar dos alunos e a todos que trabalham no âmbito escolar. Então realizou-se este trabalho com palestras e questionários que foram desenvolvidos dentro de sala com os alunos, para que eles pudessem ter um melhor entendimento do que estava sendo apresentado para eles. Após todas as palestras obtivemos alguns resultados bons e outros nem tanto, pois antes das palestras os alunos quase não tinham conhecimento dos temas transversais, e após as palestras observamos o quanto foi interessante os conhecimentos adquiridos por eles.

Palavras-chave: Explanado. Transversais. Compreensão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Noia Crispim, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente do Curso de Ciências: Biologia e Química, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil.

Valessa Caroline Felix dos Santos , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente do Curso de Ciências: Biologia e Química, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil

Viviane Guedes de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente do Curso de Ciências: Biologia e Química, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil

Jorge Almeida de Menezes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente do Curso de Ciências: Biologia e Química, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente do Curso de Ciências: Biologia e Química, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil

Downloads

Publicado

2022-01-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2