“HORTA EM CASA” COMO ALTERNATIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

著者

  • Jasmim Ribeiro da Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Vandreza Souza dos Santos Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Tales Vinicius Marinho de Araújo Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Leonardo Gosso Goll Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Bernardo Jeová Costa Ribeiro
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

要旨

O trabalho objetivou relatar a prática e divulgação por meio de uma ação que contribua a educação ambiental, por meio da construção de hortas personalizadas e produção de vegetais, sendo uma alternativa de alimentação saudável, além de apresentar formas de aproveitamento de resíduos orgânicos e inorgânicos.  Para este trabalho, diversas ações com o método de construção de conhecimento indutivo e abordagem qualitativa foram desenvolvidas no que tange ao desenvolvimento do trabalho como capacitação, orientação, construção de uma Cartilha por meio do projeto “Horta em Casa”, para coleta de resíduos orgânicos e inorgânicos (Garrafas PETs, copos descartáveis, potes de sorvete). Assim também se realizou registros fotográficos do processo e execução do trabalho, além da divulgação nas redes sociais Instagram e Facebook, de forma a realizar observações de todos os processos desenvolvidos.  A execução do projeto mostrou que mesmo com o cenário epidêmico foi possível a implantação e construção de hortas para pequenos espaços com a utilização de material reciclável e aproveitamento de material orgânico, seleçionando espécies vegetais para cultivo, e finalmente a divulgação dos trabalhos em redes sociais, de forma a destacar interesses positivos do público sobre as informações expostas. É de se entende que este tipo de iniciativas mostra uma considerável aplicabilidade, aprimorando o senso crítico e da concentração de conhecimento tanto dos acadêmicos participantes quanto da população em geral para com as alternativas de produção e promoção de alimentos saudáveis, além de aproveitar resíduos orgânicos e inorgânicos, sendo processos que permitem o aprimoramento de um equilíbrio ambiental mais sustentável. 

Palavras-chave: Horta personalizada; Alimentação saudável; Redes sociais.

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Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura (INC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Rua 1º de Maio, 05, Colônia, 68930-000, Benjamin Constant, AM, Brasil

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Docente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura (INC/UFAM),

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Docente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura (INC/UFAM),

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Docente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura (INC/UFAM).

Bernardo Jeová Costa Ribeiro

Docente da Escola Estadual Indígena professor Luiz Gonzaga de Souza Filho-Codajás-AM.

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Docente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM),

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出版済

2022-07-01