ENSINO DE LIBRAS PARA OUVINTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores/as

  • Lizze Silva Almeida
  • Flávia Larissa de Rocha Alencar
  • José Hugo Gonçalves Magalhães
  • Alexsandro Medeiros do Nascimento
  • Antonio Roazzi

Resumen

A história da educação de surdos foi marcada por violências, desvalorização de sua cultura, integração e segregação, com os surdos sendo inseridos em escolas regulares sem preparo prévio para recebê-los e sem um canal satisfatório de comunicação com professores e colegas devido à diferença linguística. Para promover a inclusão e o desenvolvimento de todos os alunos, é indispensável construir uma comunicação por meio da Libras, mas há uma carência de propostas que promovam a língua de sinais na escola regular e interação entre surdos e ouvintes, bem como pesquisas voltadas para o processo de ensinar e aprender a Libras no contexto de sala de aula. O objetivo deste texto é contribuir para preencher essa lacuna, apontando possibilidades, desafios e metodologias que estão sendo utilizadas, bem como promover a Libras como segunda língua para ouvintes por ser uma habilidade socialmente útil e inclusiva. Autores como Valadão (2016), Lacerda e Morais (2013), Marques, Barroco e Silva (2014), Torres, Cruz e Henrique (2019) e Azevedo e Alencar (2020) foram utilizados como subsídio. A metodologia utilizada foi revisão de literatura. Conclui-se que ainda existem preconceitos em torno da Libras e surdos, mas os docentes têm consciência dos direitos de inclusão dos surdos e dos benefícios do ensino e aprendizagem da Libras. Além disso, que a formação dos pedagogos que atuam com alunos surdos não é suficiente para trabalhar com eles, que as metodologias mais utilizadas são as lúdicas e que cultura surda precisa ser mais valorizada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lizze Silva Almeida

Graduanda em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco – UPE Campus Petrolina – PE.

Flávia Larissa de Rocha Alencar

Graduanda em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco – UPE Campus Petrolina – PE.

José Hugo Gonçalves Magalhães

Doutor em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor auxiliar da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina – PE – Brasil.

Alexsandro Medeiros do Nascimento

Doutor, Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Coordenador do Laboratório de Estudos de Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self (LACCOS)

Antonio Roazzi

Ph.D., Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Citas

AZEVEDO, L. F.; ALENCAR, R. M. G. A importância do ensino da Língua Brasileira De Sinais-(LIBRAS) para educação infantil e formação dos professores das séries iniciais. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 5648-5671, 2021.

BASTOS, Eulânia Maria Ramos. A Libras como disciplina na educação básica: uma pesquisa com professores da rede estadual de Caxias – MA. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 38., 2017, São Luís. Anais [...]. São Luís: ANPED, 2017. p. 1-17.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil 1988 | Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1998. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/91972/constituicao-da-republica-federativa-do-brasil-1988#art-205. Acesso em: 19 de maio, 2022.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10436.htm. Acesso em: 19 de maio, 2022.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 6 de maio, 2022

BRIZOLA, J., & FANTIN, N. Revisão da Literatura e Revisão Sistemática da Literatura. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 3(2). 2017.

CANANEA, Leandro Batista. O Ensino da libras na Educação infantil: uma experiência inclusiva no projeto Aponte. Trabalho de conclusão de curso, apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia, do Centro de Educação, da Universidade Federal da Paraíba. 2019

CORASSA, Tainá Deffaci. As Possibilidades e os Desafios da Oferta de Libras na Pré-escola em uma Escola de Educação Infantil no Norte Gaúcho. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). 2022.

FERRÃO, Bibianna da Silva. Músicas infantis como instrumento facilitador para o Ensino da Libras por crianças ouvintes. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - RS), 2018.

KLEIN, Alessandra F. Prática Bilíngue na Educação infantil: Libras e português-reflexões de uma prática. E. M. E. I. Paraíso da Criança, UNIJUÍ- Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, 2010.

LACERDA, L. L.; MORAES, C. R. C. O ensino da língua brasileira de sinais para crianças ouvintes: uma proposta de bilingüismo às avessas. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, 11., 2013, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: PUC-PR, 2013, p. 11.

LEITE, M. de S.; ARAÚJO, A. C. S. Relatos de Experiência: Libras na Escola, Despertando Uma Nova Língua e Promovendo a Inclusão. Id on Line Rev.Mult. Psic., Dezembro/2020, vol.14, n.53, p. 108-119. ISSN: 1981-1179.

LIMA, A.; BARBOSA, A. R. de C. S. O Ensino de Libras para crianças ouvintes: uma experiência na Educação Infantil. Salvador, v.5, n.2, p. 253-275, out., 2020.

MARQUES, H. de C. R.; BARROCO, S. M. S.; SILVA, T. dos S. A. O ensino da língua Brasileira de sinais na educação infantil para crianças ouvintes e surdas: considerações com base na psicologia histórico-cultural. Revista Brasileira de Educação Especial. 2013, v. 19, n. 4, pp. 503-517.

QUEIROZ, N. L. N. de; KUNZ, S. A. da S.; COSTA, S. R. S. Educação Infantil: diálogos com as professoras acerca do ensino de Libras. In: CONEDU - VI Congresso Nacional de Educação. 2019.

RAMOS, A. S. L.; ALVES, M. O ensino da língua de sinais brasileira na educação infantil: caminhos para o uso e difusão. in Ferreira, N. M. & Nunes, C. (Eds.) Diversidades, educação e inclusão. (pp. 163-169) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. 2021 https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.098

SOUSA, Danielle Vanessa Costa. Reflexões sobre ensino de Libras como L2 para crianças ouvintes no contexto de escolas regulares inclusivas. 2017. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017.

SOUSA, Danielle Vanessa Costa. Reflexões sobre uma narrativa em um contexto de ensino da Libras como segunda língua para crianças ouvintes. Papéis. Rev. do programa de pós-graduação em estudos de linguagens - UFMS, Campo Grande - MS, vol. 22, n.43, p. 51-71. ISSN 2448-1165. 2018.

TORRES, André Henrique Furtado; CRUZ, Eva Alves da; HENRIQUE, Victor Hugo de Oliveira; Libras na Educação Infantil: Diálogos necessários para uma educação inclusiva. Out 2019. DOI:10.22533/at.ed.24619171012. In book: Políticas Públicas na Educação Brasileira: Caminhos para a Inclusão 2 (pp.124-133).

VALADÃO, M. N.; RODRIGUES, L. F.; LOURENÇO, A. R.; REIS, B. G. Os desafios do ensino e aprendizagem das libras para crianças ouvintes e suas relações com a educação inclusiva de alunos surdos. Revista (Con)Textos Linguísticos. 2016, v. 10, n. 15, pp. 125-147. ISSN 2317-3475.

WERLE, Marluce Maria. A inclusão de libras no currículo da Educação Infantil da escola regular: uma proposta possível? 2017. Artigo (Graduação) – Curso de Letras, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 nov. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1905

Publicado

2023-07-31

Artículos más leídos del mismo autor/a