PEDAGOGO EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES: O QUE REVELAM DOCUMENTOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO AGRICULTURA E AMBIENTE –UFAM

Autores

  • Sabrina Ferreira Maia Ufam
  • Marlene Schussler D’Aroz Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Pedagogia não formal, : Contexto não escolar, Formação docente, Currículo, pedagogo

Resumo

O presente artigo visa apresentar a formação do pedagogo para atuar em contextos não escolares. Com base no tema este estudo analisa a grade curricular do Projeto Político de Curso (PPC) do Curso de Pedagogia -IEAA-UFAM, Programas de Bolsas de Iniciação Científica, de Extensão e disciplina optativa intencionando identificar se o curso prepara os acadêmicos para atuar em contextos não escolares. Foram investigados referenciais teóricos sobre o tema nas bases de dados Scielo e Capes.  A análise dos resultados revela escassez de componentes curriculares no PPC do curso que prepare o pedagogo para atuar nestes ambientes. Os Projetos de extensão e PIBIC sobre o tema indicaram interesse dos acadêmicos no tema e afirmam a necessidade de formação para a atuação. A transição da disciplina optativa para obrigatória confirma o reconhecimento e a importância da formação docente para atuar nos espaços não escolares salientando a necessidade de discutir a formação do pedagogo, bem como rever a matriz curricular do curso de Pedagogia IEAA-UFAM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Schussler D’Aroz, Universidade Federal do Amazonas

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO, 2018). Pós-Doutora em Educação pela Logos University International (2024). Estagio Científico Avançado - Modalidade Doutorado Sanduiche no Centro de Investigação de Estudos da Criança na Universidade do Minho - UMINHO, Braga, Portugal. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2013 Diploma com reconhecimento Português). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Especialização em Noergologia pela Universidade Bezerra de Menezes (2005). Especialização em Técnico em Promoção de Participação Infantil (Huelva, Espanha - 2018). Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2004). 

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? 7.ed. São Paulo: Editora Brasiliense,1983.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP Nº 1, de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, n. 92, seção 1, p.11-12, 16 maio 2006.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.

D’AROZ, Marlene Schussler et al. Saberes e fazeres do pedagogo: debate entre a pedagogia e os espaços educativos não escolares em Humaitá-AM. Editora IME, 2023. p. 156-169.

GOHN, Gloria. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. V. 4. Rio de Janeiro: Educ. p. 27-38, 2006.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Curitiba, 2001, p.153-176.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 2.ed. – São Paulo: Cortez, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 8.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 12. Ed. São Paulo, SP: Cortez, 2010.

LORENZO, F. de. Aprendendo a aprender. Vencer. São Paulo, n. 42, p. 34-38, mar. 2003.

MONEZI, Mary R.Ceroni. Atitude Interdisciplinar na Docência. In: Revista de Cultura: Revista do IMAE - Instituto Metropolitano de Altos Estudos para o Desenvolvimento das Pesquisas do UniFMU. Periódicos Interdisciplinares.São Paulo: ano 4, n. 9, p. 56-60, jan./jun. 2003.

NÓVOA, Antônio. Escola e professores: proteger, transformar e valorizar. Colaboração Yara Alvim. Salvador-Bahia, 2022.

PACHECO, Marcelo Wilson Ferreira. ELIASQUEVICI, Marianne Kogut. O pedagogo e a educação não-formal: novos cenários de atuação. VI CONEDU - Vol 3.Campina Grande: Realize Editora, 2020. p. 1244-1259. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/65505 Acesso em: 18/06/2024

SAVIANI, Dermeval. Educação Brasileira: estrutura e sistema. 11. Ed. Rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; ALVES, Laís Hilário. A Pesquisa Bibliográfica: Princípios E Fundamentos. Cadernos Da Fucamp, V.20, N.43, P.64-83/2021.

Downloads

Publicado

2025-11-03