PEDAGOGO EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES: O QUE REVELAM DOCUMENTOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO AGRICULTURA E AMBIENTE –UFAM
Palavras-chave:
Pedagogia não formal, : Contexto não escolar, Formação docente, Currículo, pedagogoResumo
O presente artigo visa apresentar a formação do pedagogo para atuar em contextos não escolares. Com base no tema este estudo analisa a grade curricular do Projeto Político de Curso (PPC) do Curso de Pedagogia -IEAA-UFAM, Programas de Bolsas de Iniciação Científica, de Extensão e disciplina optativa intencionando identificar se o curso prepara os acadêmicos para atuar em contextos não escolares. Foram investigados referenciais teóricos sobre o tema nas bases de dados Scielo e Capes. A análise dos resultados revela escassez de componentes curriculares no PPC do curso que prepare o pedagogo para atuar nestes ambientes. Os Projetos de extensão e PIBIC sobre o tema indicaram interesse dos acadêmicos no tema e afirmam a necessidade de formação para a atuação. A transição da disciplina optativa para obrigatória confirma o reconhecimento e a importância da formação docente para atuar nos espaços não escolares salientando a necessidade de discutir a formação do pedagogo, bem como rever a matriz curricular do curso de Pedagogia IEAA-UFAM.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? 7.ed. São Paulo: Editora Brasiliense,1983.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP Nº 1, de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, n. 92, seção 1, p.11-12, 16 maio 2006.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.
D’AROZ, Marlene Schussler et al. Saberes e fazeres do pedagogo: debate entre a pedagogia e os espaços educativos não escolares em Humaitá-AM. Editora IME, 2023. p. 156-169.
GOHN, Gloria. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. V. 4. Rio de Janeiro: Educ. p. 27-38, 2006.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Curitiba, 2001, p.153-176.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 2.ed. – São Paulo: Cortez, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 8.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 12. Ed. São Paulo, SP: Cortez, 2010.
LORENZO, F. de. Aprendendo a aprender. Vencer. São Paulo, n. 42, p. 34-38, mar. 2003.
MONEZI, Mary R.Ceroni. Atitude Interdisciplinar na Docência. In: Revista de Cultura: Revista do IMAE - Instituto Metropolitano de Altos Estudos para o Desenvolvimento das Pesquisas do UniFMU. Periódicos Interdisciplinares.São Paulo: ano 4, n. 9, p. 56-60, jan./jun. 2003.
NÓVOA, Antônio. Escola e professores: proteger, transformar e valorizar. Colaboração Yara Alvim. Salvador-Bahia, 2022.
PACHECO, Marcelo Wilson Ferreira. ELIASQUEVICI, Marianne Kogut. O pedagogo e a educação não-formal: novos cenários de atuação. VI CONEDU - Vol 3.Campina Grande: Realize Editora, 2020. p. 1244-1259. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/65505 Acesso em: 18/06/2024
SAVIANI, Dermeval. Educação Brasileira: estrutura e sistema. 11. Ed. Rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; ALVES, Laís Hilário. A Pesquisa Bibliográfica: Princípios E Fundamentos. Cadernos Da Fucamp, V.20, N.43, P.64-83/2021.
