Jogos como Ferramenta facilitadora de Aprendizagem na Educação Infantil

Autores

Resumo

O artigo em questão é recorte de um projeto de pesquisa, de mesmo título desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC realizado em 2022-2023, em uma Instituição de Educação Infantil-creche, no município de Humaitá-AM. Teve como objetivo analisar o jogo como ferramenta facilitadora de aprendizagem, por meio da atividade “tapete das vogais”, com treze crianças do Pré-Escolar I, com idades entre três e quatro anos. A coleta de dados ocorreu a partir da participação das crianças na atividade do tapete das vogais, seguida de uma roda de diálogos baseada no método dialógico de Freire (1996). Os resultados indicaram que embora o jogo, nesse contexto, seja pouco utilizado dentro de sala de aula, foi possível observar que o aprendizado mediado por jogos, no caso, o tapete de vogais, além de prazeroso, possibilitou não só identificar as vogais, mas também relacioná-las ao som e às imagens. Assim, as crianças avaliaram a atividade lúdica com jogo como ferramenta facilitadora de aprendizagem.

 

Palavras-chave:  Jogos; Ensino e aprendizagem; Educação Infantil.

Biografia do Autor

Ronildo da Rocha Benício, Universidade Federal do Amazonas

Graduando do curso de Pedagogia da UFAM. Discente do Programa de Iniciação Científica-PIBIC- bolsista CNPQ e bolsista do Programa de Residência Pedagógica, Núcleo Anos Iniciais

Marlene Schüssler D’Aroz, Universidade Federal do Amazonas

Pós-doutora em Educação. Pedagoga Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Pesquisadora da infância e formação docente. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Ciência, Educação e Humanidades do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente-IEAA/UFAM.

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Publicado

2023-07-31