Educação infantil do campo: relato de uma experiência sobre a aprendizagem sustentada pelo olhar do professor

Autores

Resumo

Este texto se propõe a apresentar um relato de experiência com a Educação Infantil do Campo, no município de Humaitá, interior do Amazonas. A experiência ocorreu com uma turma de 17 crianças, multisseriada, de Educação Infantil e 13 acadêmicos do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. Pautada metodologicamente em registros do diário de campo da autora, destaca a relevância da temática sobre a formação do professor frente às práticas pedagógicas e às políticas públicas direcionadas a esse público. No processo da aprendizagem, o docente desempenha função mediadora sustentada pelo olhar na efetivação do direito a educação de qualidade das crianças que habitam o campo.

Palavras-chave: Educação infantil do campo; Docente; Prática pedagógica; Mediação.

Biografia do Autor

Marlene Schüssler D’Aroz, Universidade Federal do Amazonas

Pós-doutora em Educação. Pedagoga Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Pesquisadora da infância e formação docente. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Ciência, Educação e Humanidades do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente-IEAA/UFAM.

Referências

BEM, Geralda Maria de.; SILVA, Cícero Nilton Moreira da. Algumas reflexões de infância no e do campo. Rev. Eletrônica Pesquiseduca, Santos, 12 (28), p. 718-730, set.-dez. 2020.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Sobre teias e tramas de aprender ensinar: anotações arespeito de uma antropologia da educação. Inter-Ação: Rev. Fac. Educ. UFG, 27 (2): 1-54, jul./dez. 2002.

BRASIL. Resolução CNE/CEB 2/2018. Diário Oficial da União, Brasília, 10 de outubro de 2018, Seção 1, p. 10. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2018-pdf-1/98311-rceb00218/file#:~:text=%C2%A7%202%C2%BA%20%C3%89%20obrigat%C3%B3ria%20a,que%20ocorrer%20a%20matr%C3%ADcula%20inicial.Acesso em: 29/9/2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Decreto Nº 7.352, de 4 de Novembro de 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro de-2010/file. Acesso em: 25/09/2023.

BRETON, Hervé.; ALVES, Camila Aluízio. A narração da experiência vivida face ao “problema difícil” da experiência: entre memória passiva e historicidade. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v.17, n. 44, p. 1-14, jan./mar., 2021. Disponível em: Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8013/5526. Acesso em: 10 setembro. 2023. [ Links ].

CAPOZZOLO, Angela Aparecida et al. Experience, knowledge production and health education. Interface (Botucatu), v.17, n.45, p.357-70, abr./jun. 2013. Disponível em: Disponível em:

https://www.scielo.br/j/icse/a/xcCQjhYkr8NZZLPXYrf9mpg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 de setembro. 2023. [ Links ].

COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados. Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos avançados 15 (42), 2001.

Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF. Crianças e adolescentes foram os mais afetados pela pobreza monetária no Brasil na pandemia, diz UNICEF. 24 mar. 2022.

GARDNER, Howard. A Criança pré-escolar: como pensa e como a Escola pode ensiná-la. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

GOBBI, M.; Finco, D. Meninas e meninos em assentamentos do MST: representações e diferentes modos de ver e sentir da infância do campo. In: Oliveira (Orgs.) Infâncias do campo. Belo Horizonte, autentica, 2013, p. 59-89. (Coleção caminhos da educação do campo).

MALAGUZZI, Loris. Histórias, Ideias e Filosofia Básica. In: EDWARDS, Carolyn (org.). As cem linguagens da criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância/Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman; tradução Dayse Batista. – Porto Alegre: Artmed, 1999. 320 p.

MOLINA, Mônica. Educação do Campo. Entrevista concedida a Clacsico TV, durante o IX Congresso Internacional de Educação Superior, celebrado em Havana entre 10 e 14 de fevereiro de 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rM4y_1a0-Oc. Acesso em 02/09/2023.

NÓVOA, Antônio. Escolas e professores: proteger, transformar e valorizar.Col. Yara Alvim.Salvador, Bahia: EGBA, 2022.

PERRENOUD, Philippe. A Arte de construir competências. Revista Nova Escola. São Paulo, Abril Cultural, set, 2000.

PIAGET, Jean. A representação do mundo na criança. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, [s.d.], 1926. Tradução Adail Ubirajara Sobral (colaboração de Maria Stela Gonçalves.

ROCHA, Maria Isabel Antunes. Prefácio. In: Infâncias do Campo, (Coleção Caminhos da Educação do Campo). Autêntica: Belo Horizonte, 2013. p. 9-11.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Visibilidade social e Estudo da Infância. In: VASCONCELLOS, V. M. R. de; SARMENTO, M. J. Infância (In)visível. Araraquara: Junqueira e Marin, 2007.

TIRIBA, Léa. Crianças, natureza e educação infantil. Tese (Doutorado em Educação), Departamento de Educação, PUC-RIO, 2005.

VIGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed.. São Paulo: Martins Fontes, 2007. (Originalmente publicado em 1931).

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. 2. ed. São Paulo: Ícone, 1988. p. 103-117.

WALLON, Henry. A evolução psicológica da criança. 2 ed. Lisboa: Edições 70, 1995.

Downloads

Publicado

2024-01-03