AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS NOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO A SÍNDROME DE BURNOUT

Autores

  • Adriela de Marchi Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA/UFAM
  • Fabiana Soares Fernandes Leal Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA/UFAM

Resumo

A importância de manter o local de trabalho saudável é notória, pois locais de trabalho com fatores estressantes, continuamente, ocasionam a síndrome de Burnout. A síndrome de Burnout é definida como um fenômeno psicossocial que ocorre como uma resposta crônica aos estressores interpessoais ocorridos no ambiente de trabalho (Maslach & Leiter, 2016). Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi “analisar as estratégias adotadas nos Planos de Desenvolvimento Institucional em relação a síndrome de Burnout no ambiente universitário brasileiro”. Para alcançar tal objetivo inicialmente foram analisados os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) em relação as ações voltadas para a identificação e prevenção da síndrome de Burnout. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa transversal e exploratória, com tratamento qualitativo. Para a análise de conteúdo foram utilizadas as dimensões da Escala de Categorização do Burnout (ECB), desenvolvida e validada no Brasil por Tamayo e Tróccoli (2009). Os resultados obtidos indicam que o tema não é abordado nas instituições, pois nenhuma ação institucionalizada específica foi identificada nos PDIs analisados.

Biografia do Autor

Adriela de Marchi , Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA/UFAM

Doutora em Administração de Empresas pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais - FICS. Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI; Especialização em Gestão de Material e Patrimônio Público pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza - FGF. Bacharel em Administração pela Faculdade de Educação e Ciência Administrativa. Auditora da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

 

Fabiana Soares Fernandes Leal, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA/UFAM

Doutorado em Programa Doutoral em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal. Professora da Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

2023-07-31

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